Você está aqui: Página Inicial > Editais > Juiz de Fora > Extensão > 2021 > 2021/01: Edital de bolsas de projetos de extensão > 2021/01: Seleção de bolsistas para projeto de extensão: Impactos históricos e sociais da indústria metalúrgica em Juiz de Fora

Juiz de Fora
Aberto(a)

A demanda de profissionais no setor industrial, em específico, o setor metalúrgico, promoveu o surgimento de cursos técnicos e de graduação no IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora para formação de mão de obra qualificada para esse setor. A partir disso, torna-se interessante a execução de um projeto de extensão que promova a cultura local trazendo informações acerca do real impacto no contexto sociocultural da indústria metalúrgica na cidade, tendo como público-alvo estudantes que estão terminando o ensino fundamental, e pretendem ingressar em um ensino médio técnico, os estudantes que estão terminando o ensino médio e desejam cursar engenharia metalúrgica ou outro curso que possua atuação no setor metalúrgico, além dos demais cidadãos de Juiz de Fora que não possuem tal conhecimento. Juiz de Fora é um município localizado na zona da mata mineira, que possui sua economia e sociedade voltadas a atividades industriais, assim como muitas outras regiões de Minas Gerais. Posto isto, iremos pesquisar, analisar e expor dados relativos à empregabilidade, ao PIB e ao IDHM relacionados ao setor metalúrgico, buscando fontes históricas locais que apresentam como o setor metalúrgico se instaurou em Juiz de Fora, a partir de microempresas e empresas multinacionais. Com isso, visamos divulgar a importância da metalurgia no cotidiano da cidade. É importante pontuar que esse tema ainda não encontrou um historiador que o determinasse como objeto de estudo, isto é, existe a necessidade da abordagem e união de pesquisas relativas ao conteúdo. A metodologia científica caracteriza-se como exploratória e descritiva. Para divulgação dos resultados, é proposto a produção de conteúdos midiáticos didáticos, como cartilha, vídeo e podcast, para ampliação da acessibilidade e inclusão do público-alvo, e, após produzidos, divulgação gratuita por meios digitais disponíveis.

registrado em: Extensão, Editais, Juiz de Fora