Imprimir

Diretoria de Gestão de Pessoas

Versão para impressão

Missão:

Promover condições para o desenvolvimento contínuo dos servidores, com excelência, respeito e ética, aplicando políticas e soluções inovadoras para o crescimento individual e institucional.

 

Acessos:

 

Equipe:

Diretor de Gestão de Pessoas: Rivamar Marques de Araújo
E-mail: digepe@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3257-4139

Diretor-Ajunto de Gestão de Pessoas: Gabriel Mynoro Anibolete
E-mail: gabriel.anibolete@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3257-4136

Assessora de Legislação: Elaine Cristina de Oliveira
E-mail: elaine.oliveira@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3257-4136

Coordenador de Desenvolvimento de Pessoas: Eveline Mendes de Araújo
E-mail: eveline.araujo@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3257-4136

Assistente em Administração: Natália Vargas Ferreira
E-mail: natalia.ferreira@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3257-4136

Economista: Luiz Marcos Soares
E-mail: luiz.soares@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3257-4136

Assistente em Administração: Bruno Cezar Amorim de Castro
E-mail: bruno.castro@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3257-4136

Chefe da Seção de Cadastro de Aposentados e Pensionistas: Sandrelena Quintão Lisboa
E-mail: sandrelena.lisboa@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3257-4136

Coordenador de Administração de Pessoas: Cassiane dos Santos Alves
E-mail: cassiane.alves@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3257-4146

Tecnólogo em Gestão Pública: Vanderlei Mattos de Oliveira
E-mail: vanderlei.oliveira@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3257-4146
 
Coordenadora de Assistência ao Servidor:  Ludmila Silva Pinho
E-mail: ludmila.pinho@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3257-4146

Psicóloga: Helda da Silva Moreira (colaboração técnica)
E-mail: helda.moreira@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3257-4146

Assistente Social: Lívia Lanne Fávero
E-mail: livia.lanne@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3257-4146

Engenheiro de Segurança do Trabalho: Emerson Morais Jorge
E-mail: emerson.jorge@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3257-4146

Técnico de Segurança do Trabalho: Paulo Alves dos Santos Filho
E-mail: paulo.santos@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3257-4146

Recepcionista: Tamara Ambrósio
Telefone: (32) 3257-4146

 

DGP - Boletins de Serviço

 

Ano: 2018
Mês Descrição Arquivo
Agosto BOLETIM DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO Nº 15/2018, de 01 de agosto de 2018 clique para baixar
Agosto BOLETIM DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO Nº 16/2018, de 14 de agosto de 2018 clique para baixar
Agosto BOLETIM DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO Nº 17/2018, de 15 de agosto de 2018 clique para baixar
Maio BOLETIM DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO Nº 11/2018, de 22 de maio de 2018 clique para baixar
Junho BOLETIM DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO Nº 12/2018, de 18 de junho de 2018 clique para baixar
Junho BOLETIM DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO Nº 14/2018, de 26 de junho de 2018 clique para baixar
Julho BOLETIM DE SERVIÇO Nº 07/2018, de 31 de julho de 2018 clique para baixar
Junho BOLETIM DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO Nº 13/2018, de 25 de junho de 2018 clique para baixar
Junho BOLETIM DE SERVIÇO Nº 06/2018, de 30 de junho de 2018 clique para baixar
Maio BOLETIM DE SERVIÇO Nº 05/2018, de 31 de maio de 2018 clique para baixar
Abril BOLETIM DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO Nº 08/2018, de 16 de abril de 2018 clique para baixar
Abril BOLETIM DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO Nº 09/2018, de 23 de abril de 2018 clique para baixar
Abril BOLETIM DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO Nº 10/2018, de 27 de abril de 2018 clique para baixar
Abril BOLETIM DE SERVIÇO Nº 04/2018, de 30 de abril de 2018 clique para baixar
Março BOLETIM DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO Nº 06/2018, de 16 de março de 2018 clique para baixar
Março BOLETIM DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO Nº 07/2018, de 20 de março de 2018 clique para baixar
Março BOLETIM DE SERVIÇO Nº 03/2018, de 31 de março de 2018 clique para baixar
Fevereiro BOLETIM DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO Nº 02/2018, de 01 de fevereiro de 2018 clique para baixar
Fevereiro BOLETIM DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO Nº 03/2018, de 15 de fevereiro de 2018 clique para baixar
Fevereiro BOLETIM DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO Nº 04/2018, de 20 de fevereiro de 2018 clique para baixar
Fevereiro BOLETIM DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO Nº 05/2018, de 22 de fevereiro de 2018 clique para baixar
Fevereiro BOLETIM DE SERVIÇO Nº 02/2018, de 28 de fevereiro de 2018 clique para baixar
Janeiro BOLETIM DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO Nº 01/2018, de 30 de janeiro de 2018 clique para baixar
Janeiro BOLETIM DE SERVIÇO Nº 01/2018, de 31 de janeiro de 2018 clique para baixar

DGP - Circulares

 

Descrição Arquivo
Ofício Circular n° 05/2014 - Opção de Função clique para baixar
OFICIO-CIRCULAR Nº. 04/2014 IF SUDESTE MG – REITORIA - DGP clique para baixar
OFICIO-CIRCULAR Nº 03/2014 / DGP /IF – SUDESTE MG - Contabilidade - DIRF 2013 e RAIS 2013 clique para baixar
OFICIO-CIRCULAR Nº 02/2014/IF SUDESTE MG – REITORIA - DGP - SISAC: Procedimentos clique para baixar
OFICIO-CIRCULAR Nº. 01/2014 IF SUDESTE MG – REITORIA - DGP - Regime de Previdência Complementar clique para baixar
OFÍCIO Circular 023 2010 - Licença para tratar da prórpia saúde clique para baixar
LICENÇAS Tratamento da própria saúde clique para baixar

DGP - Formulários

 

Descrição Arquivo
ACUMULAÇÃO DE CARGOS, EMPREGOS, FUNÇÕES E PROVENTOS clique para baixar
Afastamento - Participação em Competição Desportiva clique para baixar
AJUDA DE CUSTO E DE TRANSPORTE clique para baixar
Alteração de Regime Trabalho Docente clique para baixar
ASSISTÊNCIA SAÚDE SUPLEMENTAR – RESSARCIMENTO clique para baixar
Atenção: Relação de Documentos para Concessão de Benefícios clique para baixar
ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS clique para baixar
Auxílio Funeral clique para baixar
AUXÍLIO MORADIA clique para baixar
AUXÍLIO TRANSPORTE (Administrativo e Judicial) clique para baixar
Concessão de Horário Especial para Servidor Estudante clique para baixar
Declaração de Dependentes para Fins de Imposto de Renda clique para baixar
Declaração de Dependentes para Licença por motivo de doença em pessoa da família clique para baixar
Declaração de União Estável clique para baixar
Folha para Colagem de Passagens - Vale-Transporte clique para baixar
FOMULÁRIO - DOCENTES - Estágio Probatório clique para baixar
FOMULÁRIO - TAE - Estágio Probatório clique para baixar
JORNADA DE TRABALHO REDUZIDA COM REMUNERAÇÃO PROPORCIONAL clique para baixar
Licença Capacitação clique para baixar
Licença Paternidade - Prorrogação clique para baixar
Plano de Trabalho - Colaboração Técnica clique para baixar
READAPTAÇÃO FUNCIONAL DE SERVIDOR POR REDUÇÃO DE CAPACIDADE LABORAL clique para baixar
Requerimento - Adicional de Insalubridade/Periculosidade clique para baixar
Requerimento - Afastamento clique para baixar
Requerimento - Afastamento do País clique para baixar
Requerimento - Auxílio Natalidade clique para baixar
Requerimento - Auxílio Pré-Escolar clique para baixar
Requerimento - Auxílio Transporte clique para baixar
Requerimento - Licença clique para baixar
Requerimento - Prestação de Serviços clique para baixar

DGP - Manual do Servidor


Descrição Arquivo
Manual do Servidor clique para baixar

DGP - Remoção (Movimentação Interna)

 

Descrição Arquivo
Resultado Final - edital 02/2018
Resposta a pedido de Recosideração
Resposta a pedido de Reconsideração
banca examinadora - 02/2018
RETIFICAÇÃO - cronograma 02/2018
Não houve candidatos inscritos
Pedido de Reconsideração -26/2017
Inscrição deserta - edital 22/2017 - Nutrição
Resultado Provisório - edital 21/2017 - Assistente em Administração - Campus Rio Pomba
homologação das inscrições
homologação das inscrições
Homologação das inscrições - edital 11/2017
Homologação das inscrições - edital 11/2017

DGP - Portarias Regulamentares

Descrição Arquivos anexos
Comissão de apoio - Aplicadores - Concurso Prof. Efetivo clique para baixar
CONCESSÃO DE HORÁRIO ESPECIAL PARA SERVIDOR ESTUDANTE clique para baixar
Estabelece normas de procedimento para o afastamento de servidor do IF Sudeste MG para prestar colaboração técnica. clique para baixar
Gratificação por Encargo de Cursos ou Concursos clique para baixar
Normatização dos procedimentos para o Programa de Capacitação. clique para baixar
Portaria 211-2016 - Retificação da Portaria 541-2011 - Professor Voluntário clique para baixar
Portaria alteração Carga horária - Gratificação curso e concurso - 2011 clique para baixar
Portaria Comissão Multicampi - Insalubridade clique para baixar
Portaria de FLEXIBILIZAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO clique para baixar
Portaria nº 811 2011 - Fixa quadro de Temporários clique para baixar
Portaria PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DO SERVIDOR EM SEU AMBIENTE DE TRABALHO clique para baixar
Portaria PROGRAMA SERVIDOR CIDADÃO clique para baixar
PORTARIA-R N.O 541/2011, de 22 de julho de 2011 - Instituir a prestação voluntária de serviço no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. clique para baixar
Programa de apoio à qualificação dos servidores efetivos do IF Sudeste MG - PROAQ/IF Sudeste MG clique para baixar
Programa de Estágio Probatório Para Servidores do IF SUDESTE MG clique para baixar

DGP - Portarias Organizacionais

Descrição Arquivos anexos
01/13 - Portarias Organizacionais de janeiro de 2013 clique para baixar
02/13 - Portarias Organizacionais de fevereiro de 2013 clique para baixar
03/13 - Portarias Organizacionais de março de 2013 clique para baixar
04/12 - Portarias Organizacionais de abril de 2012 clique para baixar
04/13 - Portarias Organizacionais de abril de 2013 clique para baixar
05/12 - Portarias Organizacionais de maio de 2012 clique para baixar
06/12 - Portarias Organizacionais de junho de 2012 clique para baixar
07/12 - Portarias Organizacionais de julho de 2012 clique para baixar
08/12 - Portarias Organizacionais de agosto de 2012 clique para baixar
09/12 - Portarias Organizacionais de setembro de 2012 clique para baixar
10/12 - Portarias Organizacionais de outubro de 2012 clique para baixar
11/12 - Portarias Organizacionais de novembro de 2012 clique para baixar
12/12 - Portarias Organizacionais de dezembro de 2012 clique para baixar
Distribuição do quantitativo de Cargos de direção (CDs) e fucnções gratificadas (FGs) no IFSUDESTEMG -Conforme portaria do MEC 1258/2014, DOU DE 24/12/2013 clique para baixar
Distribuição do quantitativo de Funções comissionadas de coordenação de cursos (FCCs) no IFSUDESTEMG - Conforme portaria do MEC 1258, dou de 24/12/2013 clique para baixar
Versão para impressão

EM BREVE

Versão para impressão

Banco de Professor Equivalente (BPEq)

 

O Decreto nº 7.312, de 22 de setembro de 2010, alterado pelo Decreto nº 8.259, de 29 de maio de 2014, dispõe sobre a constituição do banco de professor-equivalente de educação básica, técnica e tecnológica, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia vinculados ao Ministério da Educação.

Em cada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, o banco de professor-equivalente (BPEq) foi instituído como instrumento de gestão de pessoal, sendo formado pela soma dos Professores do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e dos Professores Titulares-Livres do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico de que trata a Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, efetivos, substitutos e visitantes, expressa na unidade professor-equivalente. Assim, para cada cargo e regime de trabalho foi atribuído um fator de equivalência.

Até a data de 03 de abril de 2018, o IF Sudeste MG possuía um Banco de Professor-Equivalente que totalizava 1.043,95 pontos, conforme distribuição constante no Anexo II, do Decreto nº 8.259/14 e atualização de fator constante na Portaria Interministerial nº 405, de 14 de dezembro de 2016 – DOU de 20/12/16.

A partir de 04 de abril de 2018, com a publicação da Portaria Interministerial nº 60, de 29 de março de 2018 – DOU de 04/04/18, o Banco de Professor-Equivalente do IF Sudeste MG foi ampliado para 1.149,55 pontos e os fatores de equivalência foram atualizados, conforme tabela a seguir:

Cargo Regime de Trabalho Fator de Equivalência
Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico 20 horas 0,65
Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico 40 horas 1,00
Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Dedicação Exclusiva 1,56
Substituto/Visitante 20 horas 0,65
Substituto/Visitante 40 horas 1,00
Professor Titular-Livre do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico 20 horas 1,47
Professor Titular-Livre do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico 40 horas 2,35
Professor Titular-Livre do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Dedicação Exclusiva 4,58

Ressaltamos, ainda, que a distribuição da pontuação entre os diversos campi atende aos encaminhamentos formulados pelo Colégio de Dirigentes, com vista ao cumprimento e implementação do modelo de dimensionamento proposto pela Portaria nº 246, de 15 de abril de 2016 - *republicada no DOU de 11/05/2016. Tal modelo de dimensionamento observa o porte de cada unidade, classificando-as em tipologias, além de considerar a fase em que se encontram: (i) pré-existente a expansão ou posterior à (ii) expansão.

Nos links abaixo você terá acesso ao (i) Banco de Professor-Equivalente do IF Sudeste MG, discriminado por cada Campi e Reitoria, aos (ii) Códigos de Vagas Livres EBTT e aos (ii) Cargos Vagos e Ocupados. O primeiro link retrata a situação consolidada até 03/04/2018, enquanto que o segundo link retrata a situação posterior e será constantemente atualizado para as 3 tabelas (i, ii e iii).

Versão para impressão

Quadro de Referência dos Servidores Técnico Administrativos (QRSTAE)

O Decreto nº 7.311, de 22 de setembro de 2010 dispõe sobre os quantitativos de lotação dos cargos do níveis de classificação “C”, “D” e “E” integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, de que trata a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia vinculados ao Ministério da Educação.

Importante destacar que o Decreto não considera os cargos extintos ou em extinção, assim como os cargos de nível de classificação “A” e “B”.

Assim, observados os quantitativos estabelecidos, as IFES podem realizar, mediante deliberação de suas instâncias competentes, na forma dos respectivos estatutos, independente de prévia autorização do MP e do MEC, concursos públicos para o provimento dos cargos vagos.

Trata-se, portanto, do primeiro Quadro de Referência dos Servidores Técnico-Administrativos (QRSTAE) estabelecido no ordenamento jurídico, constituindo importante instrumento de gestão de pessoal, pois concedeu às IFES a autonomia para gerenciar as suas vagas.

Com base nas atribuições conferidas pelo art. 5º, do Decreto nº 7.311, de 22 de setembro de 2010, o MP e o MEC têm constantemente atualizado os quantitativos de cargos efetivos do Quadro de Lotação dos cargos de Técnico-Administrativo em Educação. Assim, ao longo dos anos, foram expedidas sucessivas portarias atualizando o quadro após o advento do Decreto: (i) Portaria Interministerial nº 56/2011, Portaria Interministerial nº 25/2013, Portaria Interministerial nº 346/2013 e a Portaria Interministerial nº 161, de 21 de maio de 2014.

Até a data de 03 de abril de 2018, o IF Sudeste MG possuía o quadro de acordo com o estabelecido na Portaria Interministerial nº 161/2014.

A partir de 04 de abril de 2018, com a publicação da Portaria Interministerial nº 61, de 29 de março de 2018 – DOU de 04/04/18, o Quadro de Referência dos Servidores Técnico-Administrativos foi atualizado para os seguintes quantitativos:

C D E Total
108 296 221 625

Internamente, a distribuição das vagas livres e cargos entre os diversos campi e a Reitoria atende aos encaminhamentos formulados pelo Colégio de Dirigentes, com vista ao cumprimento e implementação do modelo de dimensionamento proposto pela Portaria nº 246, de 15 de abril de 2016 - *republicada no DOU de 11/05/2016. Tal modelo de dimensionamento observa o porte de cada unidade, classificando-as em tipologias, além de considerar a fase em que se encontram: (i) pré-existente a expansão ou posterior à (ii) expansão.

Nos links abaixo você terá acesso ao (i) QRSTAE, discriminado por cada Campi e Reitoria, ao (ii) QRSTAE na perspectiva do modelo de dimensionamento da Portaria nº 246/2016, aos (iii) Códigos de Vagas Livres TAE, aos (iv) Cargos Ocupados e Vagos e à (v) Tabela de Cargos em Extinção. O primeiro link retrata a situação consolidada até 03/04/2018, enquanto que o segundo link retrata a situação posterior e será constantemente atualizado para as 5 tabelas (i, ii, iii, iv e v).