Você está aqui: Página Inicial > Hotsites > Processo Seletivo 2022-2 > Dúvidas frequentes
conteúdo

Perguntas e Respostas sobre o Processo Seletivo 2022/2

 
Haverá processo seletivo para o 2º semestre de 2022?

Sim. A seleção ocorrerá por meio de análise de histórico escolar, no caso dos cursos técnicos e PROEJA. Para os cursos de graduação será utilizada a nota do ENEM de um dos seguintes anos (2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021). O candidato também poderá concorrer às vagas dos cursos de graduação através do SISU 2022/2. Já para os cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, os métodos de seleção são variados, devendo o candidato ficar atento às informações contidas no edital.

 
Haverá prova esse ano?

Não. As provas foram substituídas por outras formas de seleção devido à instituição ainda estar iniciando o retorno de suas atividades presenciais devido à pandemia de covid-19. 

 
Quando será a isenção da inscrição?

Não haverá pagamento de taxa para o Processo Seletivo 2022/2 e nem Edital de Isenção da Inscrição.


O que preciso para realizar a minha inscrição?

O candidato que deseja se inscrever no Processo Seletivo 2022/2 deverá ter CPF (Não é possível fazer a sua inscrição utilizando CPF de terceiros) e uma conta na plataforma GOV.BR (Você pode cria-la acessando o link https://sso.acesso.gov.br/login). Caso tenha alguma dúvida de como criar a sua conta no GOV.BR, você pode verificar um passo a passo, acessando o link http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/_perguntasdafaq/contaacesso.html

Após a criação da conta, você deverá acessar o a site de inscrição (https://selecao.ifsudestemg.edu.br/), realizando o login com os dados cadastrados no GOV.BR e iniciar a sua inscrição. Lembrando que você deve concluir todos os passos de 1 a 5 e confirmar a sua inscrição no Passo 5, ou seja, a sua inscrição somente será efetivada após clicar no botão de confirmação, no final da página, no passo 5.


Por que não consigo fazer minha inscrição para o processo seletivo no meu celular?

Alguns celulares não são compatíveis com nosso sistema de inscrição e de acordo com os editais, não é recomendável realizar a inscrição por meio de smartphones ou tablets. Recomenda-se que o candidato faça a inscrição utilizando os navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome em suas versões recentes e utilizando computadores. 

 
Quais serão os critérios para ingresso nos cursos técnicos? 

Segundo o Edital dos cursos técnicos, para fins de classificação, para os cursos técnicos Concomitante/Subsequente e Subsequente serão considerados as notas/conceitos nas disciplinas de Língua Portuguesa ou Português, Matemática, História e Geografia conforme previsto abaixo:

  • Para os cursos Concomitante/Subsequente, o candidato deverá, no ato da inscrição, inserir as notas de Língua Portuguesa ou Português, Matemática, História e Geografia) do 8º ano do Ensino Fundamental (equivalente à antiga 7ª série).
  • Para os cursos exclusivamente Subsequente, o candidato deverá, no ato da inscrição, inserir as notas de Língua Portuguesa ou Português, Matemática, História e Geografia) do 1º ano do Ensino Médio.

Já para os cursos Integrado PROEJA, para fins de classificação, serão consideradas as notas/conceitos nas disciplinas de Língua Portuguesa ou Português e Matemática. Para esta modalidade, o candidato deverá, no ato da inscrição, inserir todas as notas de Língua Portuguesa ou Português e Matemática do 8º ano do Ensino Fundamental (equivalente à antiga 7ª série).

 
Pretendo realizar a inscrição para um curso subsequente, porém não tive a disciplina de Geografia no 2° ano do Ensino Médio. Como devo proceder?

Conforme previstos nos itens 3.14, 3.14.1, 3.14.2 e 314.3 do edital, caso uma ou mais disciplina(s) não tenha(m) sido ofertada(s) no ano solicitado para a seleção, você deverá utilizar, para esta disciplina, a média das notas obtidas nos anos anterior e posterior (para os cursos Concomitente/Subsequente ou PROEJA), ou dos dois anos posteriores, no caso dos cursos exclusivamente Subsequente. O Anexo V do Edital apresenta diversos exemplos de utilização das notas para todas as modalidades.

Caso uma ou mais disciplina solicitada para a seleção tenha sido ofertada em apenas um destes anos, você deverá utilizar, apenas para esta(s) disciplina(s), a nota do ano em que foi realizada.


Quais serão os critérios para ingresso nos cursos de graduação?

O candidato deverá ter realizado a(s) prova(s) do Enem em pelo menos um dos seguintes anos: 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021, utilizando as notas obtidas, sem ter tirado nota zero em nenhuma das provas do exame, incluindo a redação.

Fique ligado!!! Não poderá ser utilizada a nota de Enem realizado como "treineiro".


Quais são os cursos e vagas oferecidos? Quais campi estão participando?

Todos esses detalhes estão nos editais do processo seletivo, publicados em 05 de maio de 2022, e que podem ser acessados no link Editais.

Além dos editais, você pode acessar as informações acessando os Cursos do PS 2022/2

 
Quando iniciarão as aulas? Elas serão presenciais?

O calendário de aulas do segundo semestre de 2022 estão publicados nas páginas dos campi e podem ser acessados pelos candidatos clicando AQUI

 
Se eu for aprovado (a), tenho que ir ao campus realizar a matrícula?

As datas de matrícula e os procedimentos para realizá-la serão definidos em edital próprio, a ser publicado no dia 18 de julho, exceto para os cursos de pós-graduação stricto sensu, que será publicado no dia 01 de agosto. Os mesmos poderão ser acessados diretamente no site oficial de matrícula (https://www.ifsudestemg.edu.br/matriculas).


Participei do ENEM nas edições válidas no edital para inscrição. Como será comprovado?

O candidato deve acessar na página https://enem.inep.gov.br/participante o Boletim Individual do ENEM referente a um dos anos permitidos para a inscrição e anexá-lo no local solicitado no ato da inscrição.

 
Poderei fazer minha inscrição presencialmente nos campi?

As inscrições ocorrerão de forma online, através do site https://selecao.ifsudestemg.edu.br/. No entanto, cada campus do IF Sudeste MG informará, através do site oficial www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo, no menu “Atendimento ao Candidato”, no dia 18 de maio de 2022, às 10 horas, como funcionará o seu atendimento presencial, divulgando os procedimentos e horários a serem observados para a realização de tal atendimento.

 
Minha escola não emite notas e sim conceitos como Ótimo, Muito Bom, A+, Apto,  etc.  Como vou me inscrever nos cursos técnicos? 
Os candidatos deverão utilizar a tabela de equivalência (ANEXO IV) constante nos Editais dos cursos técnicos, especialização técnica (pós-técnico) e PROEJA e transformar o conceito em nota, de 0 a 100. Se o candidato for pedir a emissão de declaração pela escola, já deve pedir que os conceitos sejam sinalizados com a pontuação correspondente.

 
Saiu a relação de inscritos e percebi que errei minha nota. Posso trocar?

O candidato deve ficar atento aos prazos de publicação e também de recursos. Essas datas constam no edital de cada modalidade. Para os casos de problemas ou indeferimentos das inscrições, o candidato poderá entrar com recurso no período de 01 a 04 de julho de 2022, acessando o site de inscrição (https://selecao.ifsudestemg.edu.br/) e clicando no link “Protocolar Recurso”.


Tenho interesse em fazer um curso técnico e uma pós graduação. Gostaria de saber se é possível eu concorrer a vaga nos dois cursos.

Você pode fazer o curso técnico e o de pós-graduação no IF Sudeste MG, desde que os horários dos cursos não coincidam. O que não pode são duas graduações públicas concomitantes ou duas matrículas em cursos da mesma modalidade e que sejam ofertados no mesmo período.

 
Nunca fiz Enem. Como posso concorrer a uma vaga de graduação?

Neste processo seletivo, só poderá participar quem fez Enem nos anos de 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021. O candidato que realizou o Enem 2021 poderá também concorrer pelo SiSU 2022/2.

 
Fiz o Enem como  "treineiro" no ano passado. Posso concorrer a uma vaga de graduação para ingressar no IF Sudeste, já que estou no último ano do ensino médio?

Não. Segundo o Ministério da Educação o participante “treineiro” deve estar ciente de que sua participação no Enem visa somente a autoavaliação. Portanto, ele não poderá utilizar os resultados para acesso à educação superior nem acessar programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante de ensino superior.


Quero me inscrever para o Processo Seletivo 2022/2 em um dos grupos de renda familiar inferior a um salário mínimo e meio (L1, L2, L9 e L10). O que preciso fazer?

Você precisa ter cadastro no CadÚnico. A comprovação da renda será realizada por meio dele, somente na matrícula. Os candidatos que não possuírem o CadÚnico deverão procurar o CRAS de sua cidade para realizar o cadastramento em tempo hábil para apresentação, no período de matrícula, da Folha Resumo com as informações descritas nos Editais de Matrícula, que serão publicados posteriormente. Portanto, se você pretende se inscrever em um destes grupos, já busque providenciar este cadastro para evitar problemas no período da inscrição.


Já possuo o CadÚnico com as informações solicitadas atualizadas, como posso ter acesso ao documento?
O candidato que possua o cadastro atualizado com as informações descritas anteriormente poderá retirar a Folha Resumo no link: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/

Para acessar o tutorial básico para inscrições, clique AQUI.
Para saber mais informações sobre o IF Sudeste MG acesse o nosso vídeo institucional clicando AQUI.