conteúdo

Ações de Desenvolvimento (Capacitação e Qualificação)

CAPACITAÇÃO

É o processo permanente e deliberado de aprendizagem, que utiliza ações de aperfeiçoamento e qualificação, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais, por meio do desenvolvimento de competências individuais. Inserem-se nesta modalidade o (i) treinamento em serviço, (ii) os grupos formais de estudos, (iii) as visitas técnicas, (iv) os eventos de curta duração (congresso, encontros, conferências, seminários, fóruns, mesas-redondas, palestras, oficinas ou similares) e (v) e os cursos de educação não formal.

Ao longo de todos os anos, são promovidos e ofertados cursos de capacitação, in company ou individuais, aos servidores do IF Sudeste MG, por meio de ações das Coordenações de Gestão de Pessoas e da Diretoria de Gestão de Pessoas, de acordo com a necessidade institucional e a existência de recursos orçamentários. Além disso, existem ofertas permanentes de curso de capacitação por meio das escolas de governo, acessíveis a todos os servidores públicos.

 

QUALIFICAÇÃO

É o processo de aprendizagem baseado em ações de educação formal, por meio do qual o servidor adquire conhecimentos e habilidades, tendo em vista o planejamento institucional e o desenvolvimento do servidor na carreira. Inserem-se nesta modalidade (i) os cursos de aperfeiçoamento, com carga horária mínima de 180 horas, (ii) os cursos de especialização, com carga horária mínima de 360 horas, (iii) os mestrados, (iv) os doutorados (v) e os pós-doutorados.

O IF Sudeste MG fomenta as ações de qualificação por meio de quatro eixos de apoio:

 

ESCOLAS DE GOVERNO

São instituições públicas criadas com a finalidade de promover a formação e o desenvolvimento de servidores públicos federais, além de atuarem na identificação das necessidades de capacitação dos órgãos e entidades federais.

Clique nas logos abaixo para ser redirecionado às páginas institucionais das escolas de governo

Logo Enap.png      Logo Senado.png

Logo TCU.png     Logo Camara.png       

 

CURSOS LIVRES ONLINE GRATUITOS OFERTADOS POR IFES

As Instituições Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ofertam diversos cursos em ambiente EaD, que podem ser acessados por qualquer cidadão, proporcionando ambientes de aprendizagem.

Clique nas logos abaixo para ser redirecionado às páginas institucionais das IFES que ofertam cursos EaD

 logo IF Roraima.png  Logo IF Rio Grande do Sul.png

 

CURSOS GRATUITOS OFERTADOS POR ENTIDADES PRIVADAS 

Algumas entidades privadas ofertam diversos cursos em ambiente EaD, que podem ser acessados por qualquer cidadão, proporcionando ambientes de aprendizagem.

Clique nos links abaixo para ser redirecionado às páginas institucionais de entidades privadas que ofertam cursos de capacitação

Fundação Bradesco - Escola Virtual

SENAI São Paulo - Centro Senai de Educação à Distância