Oportunidades de Desenvolvimento
Nesta seção você encontrará a indicação de cursos que podem auxiliar no desenvolvimento de competências necessárias para aprimorar a gestão de desempenho da sua equipe.
CURSOS REMOTOS COM INTERAÇÃO SÍNCRONA
Liderança como Essência da Gestão (Enap) - O papel do líder dentro das organizações é capaz de fazer a diferença no que se refere a efetividade dos processos de trabalhos e entregas pretendidas.
Desenvolvimento de Equipes (Enap) - Quer melhorar o desempenho da sua equipe? Compreenda a importância das percepções interpessoais e aprenda a explorar as competências individuais no trabalho em equipe.
A Prática Sistêmica do Gerente de Alto Desempenho (Enap) - Gerencie sua equipe e garanta eficiência e eficácia no trabalho.
Curso Premium de Liderança Pública (Enap) - O curso é baseado nas Competências Essenciais de Liderança para o Setor Público definidas pela Enap, e visa sensibilizar os altos executivos no que tange aos conhecimentos, habilidades e atitudes que emergem da liderança pública.
Mediação de Conflitos com base na CNV (Enap) - Desenvolva suas competências de mediação de conflitos e negociação e coordenação utilizando a comunicação não-violenta CNV.
Strength-Based Leadership (Enap) - O objetivo deste curso é desenvolver uma compreensão da Liderança Baseada na Força (Strength-Based Leadership) e criar um plano para integrar a Liderança Baseada na Força em seus locais de trabalho.
Relações Interpessoais e Feedback (Enap) - Capacitar servidores, atuando em funções gerenciais, para lidar com diferentes perfis de servidores e equipe, exercitando o feedback para a melhoria do relacionamento interpessoal no seu ambiente de trabalho.
Papel do Gerente na Gestão do Desempenho de Equipe (Enap) – O curso oferece aos participantes alternativas eficazes para gerir pessoas, apresentando contundas pertinentes ao gerente para lidar com o desempenho das pessoas em sua equipe.
Atuação Estratégica de Equipes de Gestão de Pessoas (Enap) – A proposta é preparar as equipes da área de gestão de pessoas para atuarem como consultores internos no contexto de suas responsabilidades, de forma a contribuir com o alcance dos objetivos estratégicos institucionais.
A Prática Sistêmica do Gerente de Alto Desempenho (Enap) - Compreender o papel como Gerente da sua equipe; diferenciar sucesso gerencial de fracasso gerencial; Explicar a diferença no gerenciamento de equipes presenciais, híbridas e virtuais; Implementar os principais conhecimentos adquiridos no curso em sua própria prática.
21st Century leadership (Enap) - Agregar conhecimentos e compartilhar as melhores práticas internacionais para o desenvolvimento de habilidades de liderança adaptadas às necessidades dos líderes públicos do século 21.
CURSOS VIRTUAIS AUTOINSTRUCIONAIS
Gestão Estratégica de Pessoas no Setor Público e o Sistema de Carreiras (EV.G) - Neste curso, além de um panorama conceitual sobre gestão estratégica e gestão de pessoas, você vai compreender como, historicamente, os planos e carreiras se constituíram, além obter referências do modelo de organização de planos, carreiras e cargos efetivos no poder executivo federal.
Gestão de Equipes em Trabalho Remoto (EV.G) - Este curso apresenta diversas contribuições para a gestão de equipes em trabalho remoto. O conteúdo traz dicas e ferramentas interessantes, além de abordar pontos importantes relacionados à gestão de pessoas.
Desenvolvendo Times de Alta Performance (EV.G) - Este curso aborda o conhecimento e o desenvolvimento de competências gerenciais, além da vivência do exercício da liderança, fundamentais no ambiente de trabalho contemporâneo.
Gestão de Comportamento nas Organizações (EV.G) - A gestão do comportamento permite conhecer as principais características comportamentais dos colaboradores e atribuir a eles a função mais adequada à sua essência.
Gestão Pessoal - Base da Liderança (EV.G) - A base da gestão pessoal é o autoconhecimento. O curso, nessa concepção, permite aos estudantes refletir sobre suas virtudes, forças de caráter, valores pessoais, motivadores intrínsecos de trabalho e perfil comportamental.
Habilidades de Resolução de Problemas (EV.G) - Habilidades de resolução de problemas são essenciais para o crescimento pessoal e profissional. Neste curso, você irá aprender a estrutura LEADS – cinco habilidades fundamentais na fundamentação de uma resolução eficaz de problemas.
Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional (EV.G) - Objetivo de capacitar os servidores públicos para estruturar sistemas de medição do desempenho institucional, dos pontos de vista estratégico e gerencial.
Gestão Estratégica com BSC - Fundamentos (EV.G) - Conhecer alguns elementos teórico-conceituais e instrumentais de planejamento estratégico e de gestão. A compreensão e a utilização de conhecimentos relacionados ao planejamento estratégico e ao método Balanced Scorecard (BSC) possibilitam a atuação em ambientes dinâmicos que exigem percepção de contexto e proatividade.
Planejamento Estratégico para Organizações Públicas (EV.G) - Noções básicas de planejamento estratégico, estimulando a reflexão sobre a importância de sua aplicação nas organizações públicas.
Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional (EV.G) - O curso integra o Programa de Desenvolvimento de Gerentes Operacionais (PDGO) e tem como objetivo capacitar os servidores públicos para estruturar sistemas de medição do desempenho institucional, dos pontos de vista estratégico e gerencial.
Noções Básicas do Trabalho Remoto (EV.G) - Este curso apresenta diversas estratégias e dicas que facilitam o seu dia a dia, a organização do trabalho individual e em equipe
Teletrabalho e Educação a Distância (EV.G) - O desafio de transformação da realidade de trabalho está fazendo com que pessoas e organizações adaptem seus processos de trabalho. Traz mais uma oportunidade de capacitação com este curso desenvolvido pelo CEPERJ, instituição parceria da EV.G.
Inteligência Emocional (EV.G) - A gestão emocional excelente é a possibilidade do ser humano autogerir suas emoções e expressá-las de maneira funcional para consigo e em sociedade, que permite a construção de uma mentalidade de crescimento e, a partir disso, a atuação de maneira produtiva e congruente na carreira e vida pessoal.
Liderança e Gestão de Equipes (EV.G) - Este curso apresenta algumas contribuições sobre os estilos e técnicas de liderança para o atual contexto das organizações públicas. O conteúdo ressalta a importância da liderança no trabalho em equipe e na tomada de decisões.
Gestão de Conflitos e Negociação (EV.G) - A temática é relevante uma vez que o desenvolvimento das competências de resolução de conflitos e de negociação tem se mostrado fundamental para o adequado desempenho e atuação de gestores e servidores em suas rotinas de trabalho.
Avaliação da Qualidade de Serviços Como Base para Gestão e Melhoria de Serviços Públicos (EV.G) - Apresenta a contextualização e os principais modelos da avaliação de qualidade de serviços que podem contribuir para a melhoria da gestão dos serviços públicos, sejam eles presenciais ou digitais.
Desenvolvendo Times de Alta Performance (EV.G) - Aborda o conhecimento e o desenvolvimento de competências gerenciais, além da vivência do exercício da liderança, fundamentais no ambiente de trabalho contemporâneo.
Gestão por Competências (EV.G) - A partir da experiência da Receita Federal, esse curso aborda o papel da gestão por competências no contexto público e como ela pode contribuir na identificação de lacunas e para o aperfeiçoamento de servidores.
Introduction to Competency-Based Management (EN) (EV.G) - entender como o modelo de Gestão por Competências pode contribuir para a melhoria do serviço público, auxiliando a organização a atingir seus objetivos estratégicos.