Internacionalização no IF Sudeste MG

O processo de internacionalização na estrutura acadêmica tem gerado diversos impactos nas práticas sociais e pedagógicas praticadas em nossa instituição desde seu início. Desde instrumentos diversos, é possível identificar que muitos estudantes se mostram mais motivados em incrementar seu desempenho acadêmico, em manter um coeficiente de rendimento alto, em participar em projetos de iniciação científica, iniciação à docência, a programas de educação Tutorial, em atividades de extensão. Foi também possível perceber um crescente interesse pelo aprendizado de línguas estrangeiras e nas formas de obter uma certificação oficial para comprovar tais habilidades linguísticas.

Não se pode deixar de comentar que a principal força propulsora deste avanço se dá em relação ao Programa Ciência sem Fronteiras. Através dele, conseguimos, de fato, propiciar a inserção de nossa comunidade acadêmica no espaço da mobilidade internacional, e assim motivar que o nosso alunado busque as condições necessárias para participar dos editais lançados pelo governo federal e concorrer a uma das vagas disponíveis.

Entendemos por mobilidade out internacional todo o movimento motivado por ações institucionais que permitam que o nosso corpo discente tenha a oportunidade de complementar sua formação acadêmica com atividades fora do Brasil, quer seja pela participação em evento de média e curta duração, quer seja por uma permanência superior a seis meses.

Ao longo do ano de 2015, 52 estudantes do IF Sudeste MG estiveram em atividades no exterior sendo que 94,2% deste grupo (49 alunos) estiveram no exterior com o fomento do Programa Ciência sem Fronteiras, 3,88% (2 alunos) participaram de eventos na França e 1,92% (1 aluno) participou de um programa de mobilidade internacional fomentado com recurso do próprio IF Sudeste MG, conforme se percebe na tabela abaixo:

Além dos dados apresentados, 4 alunos (3 do campus Barbacena e 1 de Rio Pomba) participaram em 2015 do processo seletivo para o Programa Skills without Borders e participarão de um programa no Reino Unido de 11 semanas, sendo o início efetivo da viagem em janeiro de 2016. A implementação deste programa não representa nenhum impacto financeiro para o IF Sudeste MG pois será integralmente custeado com recurso do Reino Unido através da Association of Colleges. O IF Sudeste MG, através da Assessoria de Relações Internacionais, foi convidado com exclusividade no país para pilotar o projeto de implementação do programa.

Através dos acordos estabelecidos e dos projetos aprovados, o IF Sudeste MG passou a receber diversos estudantes internacionais para participar de atividades desenvolvidas nas dependências institucionais. Um dos principais instrumentos para atração dos estudantes estrangeiros foi a aprovação do projeto “Sustainability on process: the case of One Hundred Thousand Strong in Minas Gerais” ao longo do ano de 2014. A implementação ocorreu tanto ao longo do ano de 2014, como em janeiro e junho de 2015. Nestes dois períodos de 2015 o IF Sudeste MG recebeu estudantes da Ball State University e da Hampton University para participar de atividades estabelecidas, que ocorreram tanto na cidade de Rosário da Limeira na instituição Iracambi Rainforest Research Center, como também no campus Rio Pomba.

Um outro programa que despertou um grande poder de atração de estudantes internacionais foi a participação efetiva no Centro de Línguas. Tivemos em 2015 um estudante proveniente dos Estados Unidos, três da Argentina, dois do Reino Unido e um de Benin.

Além destes dois programas, outras ações atraíram alunos internacionais e o número total encontra-se disponibilizado abaixo:

Exames de proficiência TOEFL

Dando continuidade a uma política de incentivo de aprendizagem/ aprimoramento de línguas estrangeiras adotada pela SETEC/MEC, a Assessoria de Relações Internacionais do IF Sudeste MG seguiu promovendo a oferta de cursos de línguas estrangeiras através dos Centro de Línguas, através dos cursos online “My English on Line” disponíveis a todos os alunos de graduação e servidores efetivos, de forma gratuita, e também mensurando o conhecimento linguístico por intermédio da realização de testes de conhecimento linguístico de língua inglesa, conhecidos como exames de proficiência, da marca TOEFL, modo iTP. Ao longo de 2015 foram realizadas 13 distintas aplicações. A saber:

APLICAÇÃO DO EXAME TOEFL EM 2015

AÇÃO

10/04 (sexta-feira)

Campus SJDR (noite)

11/04 (sábado)

Campus Barbacena (manhã)

24/04 (sexta-feira)

Campus Rio Pomba (tarde)

24/04 (sexta-feira)