conteúdo

Dispositivo de Pesagem para Animais da Raça Girolando

 O que é: Trata-se de uma fita graduada que permite mensurar o peso vivo de animais da raça Girolando dos graus de sangue ½, ¼, ⅜, ¾, ⅝ e ⅞. 

Problema resolvido: A produção da fita de pesagem específica para a raça Girolando oferece grandes oportunidades no mercado, pois a maioria das propriedades leiteiras hoje no Brasil, inclusive aquelas de menor porte, por fatores econômicos, não possuem balanças para realizar a pesagem dos animais.

Vantagens: Seu diferencial é que o estudo correlacionou o peso vivo com perímetro torácico, tendo dividido os animais mensurados por graus de sangue. Esses animais foram agrupados em três grupos: Grupo 1/2 sangue, composto por animais dos graus de sangue 1/2, 1/4 e 3/8; Grupo 5/8, composto por animais do grau de sangue 5/8; Grupo 3/4, composto por animais dos graus de sangue 3/4 e 7/8.  A fita de pesagem da raça Girolando não precisa ter uma linha de produção específica para a confecção da mesma. Isso facilita a produção e inserção do produto no mercado com baixo custo de produção. Comparando-se a relação custo/benefício desta fita com uma balança, percebe-se o potencial do produto e a possibilidade de inserção do mesmo no mercado pelo baixo custo ao consumidor final.

Estágio de desenvolvimento: O produto está pronto para ir para o mercado (TRL 9)

Número do Processo no INPI: BR 20 2016 02277 8

Status do processo: Indeferido

Titulares: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Inventores: Cristiano Gonzaga Jayme; Heberth Costa Pena