Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Pró-Reitorias > Pesquisa Pós-graduacao e Inovação > Pesquisa > Programa Institucional de Iniciação Científica

Programa Institucional de Iniciação Científica

Objetivos

Criado para promover a iniciação de estudantes do ensino técnico e de graduação dos campi do IF Sudeste MG na pesquisa científica e sua convivência com o procedimento científico em suas técnicas, organização e métodos, este programa tem os seguintes objetivos:

a) Estimular os pesquisadores a incorporarem em seu cotidiano de pesquisa estudantes dos níveis superior;

b) Incentivar a participação de estudantes do ensino superior nas atividades científicas, tecnológicas e de inovação e, ao mesmo tempo, favorecer um despertar para a atividade científica;

c) Propiciar o desenvolvimento do pensamento científico e criativo e da aprendizagem de técnicas e métodos científicos, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Financiamento

O Programa de Iniciação Científica do IF Sudeste MG fornece bolsas pelo período de 12 meses à estudantes para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. As bolsas são financiadas por recursos internos e por recursos externos. Os recursos externos são oriundos do pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento da Pesquisa Científica (CNPq) e pela Fundação de apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)

Modalidades

PIBIC: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, dentro das cotas oriundas da FAPEMIG, do CNPq ou do IF Sudeste MG, destinadas a estudantes da graduação;

PIBIC-Jr: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, dentro das cotas oriundas da FAPEMIG, destinadas a estudantes de nível médio;

PIBITI: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, dentro das cotas oriundas do CNPq ou do IF Sudeste MG, destinadas a estudantes do ensino superior, no sentido de estimulá-los ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação;

Estudantes voluntários

As atividades do Programa Institucional Iniciação Científica, em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, podem ser realizadas por estudantes voluntários, com os mesmos compromissos dos demais, destinado a estudantes do ensino superior ou do ensino médio, no sentido de inseri-los na atividade científica e estimulá-los ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. Os projetos serão realizados em regime de voluntariado, o que significa que não haverá concessão de bolsa.

Compromisso dos bolsistas

Os bolsistas deverão dedicar 8 à 20 horas semanais à atividades de pesquisa, a depender da modalidade. O acompanhamento deverá ser realizado por meio da apresentação dos relatórios mensais e do relatório final. O estudante deverá apresentar o trabalho final em eventos institucionais.

Acesso ao Programa

O acesso ao Programa de Iniciação Científica é feito por meio da apresentação de projetos em Editais disponibilizados pelo PROPPI. Os editais estão disponíveis no site do Sistema Inovare.

Regulamentação

Portaria 329/2010, Portaria 323/2011, Portaria 1056/2014, Portaria 426/2015, RN-CNPq 17/2006 e Manual da FAPEMIG.

Membros do Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica

Alessandro Del’Duca Teixeira

Ana Paula Muniz Guttierres