Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Pró-Reitorias > Pesquisa Pós-graduacao e Inovação > Qualificação do Servidor > Cursos para Qualificação do Servidor

Cursos para Qualificação do Servidor

O IF Sudeste MG busca continuamente oportunidades para qualificação de seus docentes e técnicos-administrativos. A qualificação dos servidores é capaz de proporcionar o suporte adequado para o desenvolvimento das atividades ligadas à pesquisa, ao ensino e à extensão, além de trazer benefícios aos setores administrativos, decorrentes da formação de recursos humanos altamente capacitados.

Neste sentido, o IF Sudeste MG objetiva consolidar uma política para qualificação em nível de mestrado e doutorado, por meio de parcerias com Instituições de Ensino Superior.

As parcerias efetuadas entre o IF Sudeste MG e Instituições de Ensino Superior, através de programas de pós-graduação reconhecidos, resultaram na oferta de programas de Mestrados e Doutorados Interinstitucionais – Minter e Dinter, respectivamente. Tais programas proporcionam oportunidades em áreas distintas, possibilitando o fortalecimento de diversos setores e departamentos no âmbito de toda Instituição.

Desde a criação do IF Sudeste MG foram ofertados três Programas de Minter/Dinter. No final de 2009 foi implementado o Minter em Extensão Rural, por meio de parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Em 2010, o IF Sudeste MG estabeleceu parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para viabilizar o lançamento do programa Dinter em Ciências Ambientais. Dois anos depois foi ofertado aos servidores do Instituto o Programa Dinter em Administração de Empresas, tendo como Instituição Promotora a PUC-RIO.

O IF Sudeste MG oferece atualmente cursos de qualificação aos seus servidores. Estão em andamento:

1. A Turma por convênio do Mestrado em Administração com a UFF - Volta Redonda/RJ que teve início em agosto de 2017 e tem previsão de finalização em julho de 2019;

2. O DINTER em Engenharia Agrícola em parceria com a UFV - Viçosa/MG, que teve início em agosto de 2017 com previsão de término em julho de 2021;

3. O DINTER em Estudos de Linguagem com a UFF - Niterói/RJ, que teve início em agosto de 2015 e tem previsão de término em julho de 2019.