Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 07 > Campus Juiz de Fora disponibiliza Painel de Execução do Orçamento para consulta pública
conteúdo

Destaque

Campus Juiz de Fora disponibiliza Painel de Execução do Orçamento para consulta pública

Iniciativa foi realizada pela Diretoria de Administração e Planejamento e visa atender as metas de transparência da gestão

A Direção-Geral de Juiz de Fora apresenta o Painel de Execução do Orçamento do Campus, documento que visa a publicização e transparência dos recursos públicos aplicados na Instituição. Desenvolvido pela Diretoria de Administração e Planejamento, contém um levantamento detalhado dos últimos dez anos, separado por áreas para facilitar o acompanhamento e entendimento das informações prestadas.

Voltado tanto para os servidores e alunos, quanto para a comunidade externa, o painel é uma ferramenta dinâmica, atualizada periodicamente, que detalha os gastos e investimentos do Campus em todos seus setores. Através dele, é possível identificar todas as despesas que dependem do orçamento e ter uma ideia do impacto gerado pela atual conjuntura de redução de recursos destinados à instituição, comparado aos últimos anos, por exemplo. 

O documento é organizado em três eixos principais: Ensino, Pesquisa e Extensão; Obras e Expansão; e Assistência Estudantil, aba que ainda está sendo desenvolvida e será  incluída no Painel em breve. Além das seções específicas, há ainda uma página de apresentação com o levantamento geral do orçamento para este ano e um gráfico interativo com o histórico dos últimos dez anos, e outra página com o detalhamento para as despesas do ano de 2021. Cada aba da tabela inclui um botão de dúvidas, que explica detalhadamente as informações e termos utilizados naquela seção. 

As informações apresentadas estão categorizadas entre valores empenhados, ou seja, recursos reservados para serviços e gastos previstos para este ano que ainda serão realizados; valores liquidados, que referem-se aos mesmos gastos e serviços porém que já foram prestados e aguardam pagamento; e, por fim, os valores pagos, que correspondem à etapa final do processo, após a devida remuneração das partes envolvidas. 

As despesas também são separadas entre aquelas destinadas a custeio ou investimento. No primeiro caso, estão aquelas despesas correntes para manter o funcionamento do Campus em seu dia a dia, como pagamento de contas e mão-de-obra, aquisição de materiais e remuneração de bolsas a estudantes. Já em investimento, são descritos recursos usados em obras, construções, novas instalações e aquisição de equipamentos. Ou seja, elementos permanentes que vão ser incorporados ao Instituto e que não dizem respeito à manutenção cotidiana dos serviços prestados, mas sim à sua expansão.

Observando os dados da tabela, podemos consultar, por exemplo, o valor total destinado ao Campus Juiz de Fora neste ano de 2021. Comparando com o orçamento de 2020, nota-se uma redução de R$2,5 milhões, o que reflete a atual conjuntura de redução de gastos. Isso é importante para que a sociedade acompanhe os esforços feitos pela equipe do Instituto para garantir a continuidade dos serviços prestados, assim como a ampliação da oferta de cursos com garantia da qualidade de ensino, como pontua o diretor de Administração e Planejamento, Fabrício Tavares.

“Divulgar as ações da gestão é fundamental para a transparência com a comunidade interna e externa. Além de prestação de contas e da aproximação com a sociedade, a iniciativa serve ainda para que nossos gestores, como diretores, coordenadores, e chefes, acompanhem e conheçam cada vez mais as atividades de gestão do orçamento e das despesas. Isso é fundamental para dar o apoio necessário a todas as áreas da instituição e, principalmente, ao ensino, à pesquisa e à extensão.”

Acesse aqui o Painel de Execução do Orçamento do Campus Juiz de Fora.

 

registrado em: