Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 10 > A SECITEC 2022 está no ar!
conteúdo

Geral

A SECITEC 2022 está no ar!

O evento promove diversas atividades culturais e divulga os projetos desenvolvidos na rede sudeste. Todas as programações oferecerão certificado de participação.

A Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (SECITEC) é a forma de adesão do Campus Juiz de Fora à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que é promovida anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A SNCT busca estimular atividades de popularização da ciência, tecnologia e inovação, desenvolvendo a cultura científica nas escolas, nas universidades e em outras instituições de ensino de todo o país.

Há 12 anos a SECITEC fomenta atividades culturais e divulga os projetos desenvolvidos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão no Campus Juiz de Fora, reunindo diversos eventos em um só. A Semana engloba atividades que preenchem todas as grades de horários e complementam a formação dos alunos.

Após dois anos acontecendo de forma on-line, a SECITEC retorna para sua primeira edição presencial após a pandemia. O evento acontecerá entre os dias 21 e 25 de novembro, e seguirá a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: "Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil".

As inscrições para participar dos sub-eventos que compõem a Semana seguem abertas, devendo ser realizadas pela plataforma SGE - Sistema de Gerenciamento de Eventos. Para realizar a inscrição é necessário que o participante crie um cadastro no sistema. Todas as atividades oferecerão certificado de participação.

Na plataforma SGE, os eventos estão organizados por ordem alfabética. Clique aqui para conferir todas as programações em ordem cronológica.

Confira quais são os eventos que compõem a SECITEC 2022:

Simpósio de Pesquisa, Inovação e Tecnologia

O Simpósio tem como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia em nosso dia a dia e para o desenvolvimento do país, demonstrando para todos a relevância e os impactos das pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas no Campus. O evento é composto pelos seminários de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica, e a Mostra de Atividades Acadêmico-Científicas.

Os seminários promovem um espaço para que alunos do Ensino Médio e Superior apresentem o intuito e o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa, além de estimular a adequada proteção das inovações geradas pela comunidade interna e externa ao Campus Juiz de Fora, como patentes, marcas e direitos autorais. Na Mostra, é proporcionado um espaço para que os servidores participantes de programas de pós-graduação divulguem e discutam os seus projetos.

Todas as pesquisas apresentadas no Simpósio são publicadas nos Anais do Evento. Para conferir os projetos que foram apresentados nas últimas edições clique aqui.

Seminário de Extensão

Através das ações de extensão os Institutos Federais ampliam o seu retorno à sociedade para além de profissionais capacitados. Anualmente, o Campus oferece cursos e serviços gratuitos que visam a inclusão social e cultural da comunidade externa. Durante a SECITEC, os coordenadores ou bolsistas dos projetos desenvolvidos durante o ano apresentam a iniciativa e o seu impacto social. As apresentações acontecem em formato de vídeo e são prestigiadas por todos os colaboradores das ações extensionistas e a comunidade interna.

Semana do Técnico

A Semana do Técnico promove ações específicas das áreas de estudo no Campus. Durante o evento, os alunos podem participar de programações como palestras, workshops e minicursos, visando complementar a formação profissional dos alunos e oferecer um visão ampla sobre o mercado de trabalho.

Roda de Conversa de Ensino, Monitoria e Treinamento Profissional

Os projetos de ensino se propõem a aprimorar a qualidade dos cursos ofertados pelo Campus. A partir de diferentes ações, são criados espaços para o reforço do aprendizado e aprofundamento dos estudos, tendo como objetivo o desenvolvimento acadêmico e intelectual dos estudantes. Durante a SECITEC, os integrantes dos projetos de ensino, monitoria e treinamento profissional se reúnem numa roda de conversa para apresentarem seus projetos e conhecerem um pouco mais de outras iniciativas desenvolvidas durante o ano.

 Semana Cultural 

A Semana da Cultura traz cor, música e movimento para a SECITEC. Durante o ano, o Núcleo de Artes do Instituto desenvolve projetos culturais com o objetivo de  reforçar e valorizar a herança cultural, artística e estética dos alunos. Nas últimas edições do evento, os alunos realizaram concertos musicais e percussionistas para representar manifestações culturais regionais do nosso país, tratando nossa cultura como um objeto de estudo e preservação.

A Semana da Cultura passou a integrar a SECITEC a partir de 2019. Em sua primeira edição, o Núcleo de Artes apresentou um cortejo que percorreu as ruas do Campus ao som do Maracatu, um folguedo de origem afro-brasileira, e um concerto do projeto Jovens Músicos, que promove a formação musical dos alunos do Campus através de ensaios de naipes de instrumentos e de aulas de teoria e percepção musical.

As programações e os cronogramas do evento serão atualizados nesta matéria e publicados e em nosso instagram. Siga o perfil do Campus JF para ficar por dentro da SECITEC 2022.

registrado em: ,