Imprimir

Alunos beneficiados pelo Programa Skills Without Borders embarcam rumo à Inglaterra

Versão para impressãoEnviar para e-mailVersão em PDF

Em novembro de 2015, o Instituto Federal do Sudeste de Minas anunciou o edital piloto do programa “Skills Without Borders”, que beneficiou três estudantes de cursos tecnológicos do IF Sudeste MG. 2016 chegou e, com ele, a tão esperada viagem.

Embarcaram no dia 13, os estudantes contemplados foram Nagela Khalil Ruphael, Alessandra Cristina Gava Bina - ambas cursando Gestão Ambiental -, Sâmia Karla de Oliveira, estudante do curso de Tecnologia de Alimentos, também do Campus Barbacena, e Luan Rodrigo Marciano do curso de Tecnologia em Laticínios do Campus Rio Pomba. A viagem terá duração de 11 semanas e tem como destino a cidade de Crewe, localizada no sul do Condado de Cheshire, na Inglaterra.

“Há dois meses atrás eu nem esperava uma oportunidade dessas nessa altura do campeonato  (três meses no reino unido? It’s awesome!). Estava pensando apenas em passar em todas as matérias no período. Mas o universo sempre nos surpreende. Hoje estou aqui, contando os dias para viajar. Ansiedade a mil. Por isso devemos acreditar, sonhar e correr atrás sempre, em algum momento a oportunidade vai aparecer”. Foi o que Luan publicou em seu blog no dia 13 de dezembro de 2015, há exatamente um mês da data de embarque.

Os quatro estudantes criaram blogs que pretendem retratar a experiência da viagem.  Assim como o Luan, a Alessandra, a Sâmia e a Nágela já escreveram sobre suas expectativas e  estão com as malas prontas.  Não deixe de acompanhar de perto essa saga! Confira os links:

Alessandra: http://alessandragvbina.wix.com/its-tea-time

Luan Rodrigo: https://rptotheworld.wordpress.com/

Nágela Khalil: http://nagelakhalil.wix.com/trazumgps-blog-pt

Sâmia Karla: https://samiaskillswithoutborders.wordpress.com/

O programa

No dia 14 de Novembro de 2015, no “IV Seminário de Internacionalização do IFSudesteMG”, a representante do Association of Colleges, de Londres, Ayesha Williams e o cônsul do Reino Unido em Minas Gerais, Thomas Nemes, juntamente com o assessor de Relações Internacionais do IF Sudeste MG, Wagner Belo, e o representante do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Jerônimo Coura, lançaram o edital piloto do programa“Skills without Borders”.

O Skills Without Borders (SkWB) é um programa binacional desenvolvido entre Colleges Britânicos, por intermédio do Association of Colleges (AoC), da Embaixada do Reino Unido em Brasília, do IF Sudeste MG e do CEFET-MG, para promover complementação de formação acadêmica para estudantes brasileiros de cursos técnicos e de cursos de graduação curta em tecnologia (Tecnólogos) através de mobilidade internacional de curta duração em instituições britânicas.

Durante o evento, o cônsul britânico Thomas Nemes ressaltou a importância do projeto para o crescimento da economia de ambos os países, nos quais o ensino técnico é fundamental.  Para ele, o intercâmbio possibilita a troca tanto de aspectos técnicos como culturais, explorando pensamentos e processos diferentes entre os países. O cônsul disse acreditar que Minas Gerais tem a base necessária no campo técnico para essa troca de experiência.

Entre os objetivos do programa tem-se o desenvolvimento de mão de obra em áreas técnicas/tecnológicas para atender a demanda social brasileira, a inserção do contexto da internacionalização no processo de formação acadêmica das instituições federais de educação tecnológica do Brasil, o desenvolvimento de habilidades de língua estrangeira para a formação técnica e tecnológica brasileira e o auxilio ao incremento da competitividade econômica através da formação de mão de obra altamente qualificada.

Aos nossos estudantes, desejamos boa sorte nesta nova experiência e que voltem com ainda mais conhecimento na bagagem. Boa viagem!

Texto e imagem: Laryssa Prado