Professor finaliza programa de mindfulness destinado a servidores do Campus

Versão para impressãoEnviar para e-mailVersão em PDF

Mindfulness é um vocábulo em inglês, ainda sem tradução oficial para a língua portuguesa, que designa “atenção plena”, “consciência plena” ou “estar atento”. Refere-se a um estado ligado à capacidade de estar atento ao que acontece no presente, com abertura e aceitação. Há várias práticas para se cultivar esse estado, dentre elas a meditação.

Do ponto de vista científico, pesquisas têm sugerido que as práticas regulares de mindfulness trazem vários benefícios nas áreas da saúde, do trabalho e da Educação. Com relação ao ambiente laboral, tem-se verificado a redução e prevenção de estresse relacionado ao trabalho e de outros riscos psicossociais, como por exemplo, esgotamento laboral ou burnout. Já na Educação, aponta-se para a melhora dos níveis de atenção e aprendizagem; o aprimoramento das relações interpessoais e a melhora do ambiente nas salas de aula.Professor finaliza programa de mindfulness destinado a servidores do Campus

Instrutor de mindfulness certificado pelo “Mente Aberta” – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o Prof. Alex Terzi ofertou um programa, baseado num protocolo de oito semanas, tendo sido formado um grupo composto por seis servidores do Campus São João del-Rei e por três membros da comunidade externa. Os participantes se reuniram semanalmente para apresentação e vivência de técnicas formais de mindfulness, sendo-lhes também orientado a aplicarem técnicas em ambiente domiciliar ou de trabalho, diariamente. As reuniões se encerraram no dia 20 de dezembro. Tal ação teve como embasamento um projeto proposto pelo prof. Alex, no contexto da promoção da qualidade de vida e desenvolvimento de pessoas no âmbito do Campus São João del-Rei.

Segundo o prof. Alex, “as práticas de mindfulness contribuem para que tenhamos maior consciência das nossas experiências, sejam elas físicas, mentais ou emocionais e, a partir disso, termos melhores condições de responder às situações da forma mais adequada para cada contexto. Isso, no ambiente educacional e na relação professor-aluno, a meu ver, é fundamental”, afirma.

A professora Elaine Aparecida Carvalho também participou do eventoProfessor Alex Mourão Terzi e professora Lílian Nascimento
Campus São João del-Rei
03/01/2017