Educação Ambiental e Saúde: “todos juntos no controle da dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya”

Versão para impressãoEnviar para e-mailVersão em PDF

Engajados na minimização dos problemas de saúde pública, a partir de constantes debates em sala de aula (disciplinas de Educação Ambiental e Meio Ambiente e Saúde – curso Técnico em Meio Ambiente), a *Coordenação do Curso Técnico em Meio Ambiente em solicitação aceita e apoiada pela **Coordenação de Ensino e ***Direção Geral do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais Campus Bom Sucesso, promoveu no dia 17 de março de 2017 uma palestra sobre Educação Ambiental e Saúde, em parceria firmada entre a Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal de Lavras - MG e a Instituição de Ensino para somar ações no combate e prevenção ao aedes aegypti. Também esteve presente e com participação efetiva, a Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal de Bom Sucesso – MG, representada pelo servidor Rômulo Flores Santiago (aluno do último período do referido curso).

Assim, os educadores Diego Ribeiro Ramos, Jucilaine Neves Sousa Wivaldo e o Laboratorista Ernani Martins da Costa discorreram sobre as doenças, sintomas e formas de prevenção, ressaltando a importância da participação social para eliminação de criadouros, bem como atentando para ações como descarte correto dos resíduos. Vale lembrar que é dever de cada cidadão fiscalizar e monitorar sua residência a fim de impedir quaisquer formas de desenvolvimento e proliferação do aedes aegypti prevenindo que mais vítimas sejam afetadas pelas doenças zika vírus, chikungunya, dengue e febre amarela. Rômulo reforçou relatando os ocorridos em Bom Sucesso em anos anteriores mencionando que o município está mais conscientizado sobre as consequências deste vetor. Vale ressaltar também que o trabalho da equipe de controle de vetores do município vem contribuindo com serviços de campo e mobilizações. Acrescentando, o Prof. Oswaldo Guimarães Filho (responsável pelas disciplinas mencionadas) aclamou a todos da necessidade de intensificação dos trabalhos principalmente na segunda quinzena de março e mês de abril, ocasião de maior incidência. Em seguida, a fase larval e o mosquito ficaram disponíveis para visualizações em microscópio óptico e estereoscópio. Como fechamento da palestra, os Coordenadores e Diretor Geral do Instituto (campus Bom Sucesso), agradeceram a todos os presentes e aos prelecionistas por esta importante contribuição à saúde pública e crescimento profissional dos alunos.

*    Prof. Oswaldo Guimarães Filho (Coordenador do curso Técnico em Meio Ambiente)

**  Prof. Graziany Thiago Fonseca (Coordenador de Ensino)

*** Prof. Wilker Rodrigues de Almeida (Diretor Geral)

Campus Avançado Bom Sucesso