Reitor do IF Sudeste MG toma posse em Brasília

Versão para impressãoEnviar para e-mailVersão em PDF

A posse oficial do Prof. Charles Okama de Souza aconteceu no dia 19 de abril, no edifício sede do Ministério da Educação, em Brasília. O ex-reitor, Paulo Rogério Araújo Guimarães e o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Francisco Roberto Brandão Ferreira prestigiaram a cerimônia. O reitor do IF Sudeste MG iniciou o discurso de posse agradecendo à família, aos servidores, aos estudantes, às equipes da Pró-reitoria de Administração e Reitoria, e especialmente ao professor Paulo Rogério Araújo Guimarães que além de passar o cargo de reitor foi o maior incentivador para que ele aceitasse o desafio de conduzir o IF Sudeste pelos próximos quatro anos.

Charles Okama de Souza destacou a importância de a educação profissional ser tratada como uma política de Estado, “oferecendo oportunidade para que os jovens tenham uma vida melhor, contribuindo, também, para o desenvolvimento econômico do País”. O reitor acredita que a Rede Federal possui expertise e condição de participar de qualquer tipo de elaboração e execução de política pública em prol da educação e principalmente a política envolvendo as questões da inovação tecnológica, do emprego e da sustentabilidade que são fundamentais para o desenvolvimento do Brasil e declarou: “Aceitei o compromisso de manter o diálogo com o Ministério da Educação e de estar presente junto com os demais reitores no Conselho Nacional das Instituições Federais, aceitando os novos desafios e trabalhando intensamente para melhoria do nosso país”.

Para finalizar Charles Okama disse que representará a nossa instituição com muita seriedade e compromisso, dialogando com todos atores sociais, com Ministério da Educação e com todos aqueles que entendem que para avançarmos temos que lutar pelo ensino público, gratuito e de qualidade.

Charles Okama de Souza é graduado em Ciências Contábeis e mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor desde 2007, foi coordenador de curso de bacharelado, do programa de expansão institucional e do programa E-tec Brasil, além de ter ocupado o cargo de pró-reitor de Administração do IF Sudeste MG.

Raquel Blank
08/05/2017