Primeira turma do ProfEPT participa de aula inaugural

Versão para impressãoEnviar para e-mailVersão em PDF

Os mais novos estudantes do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba participaram, no dia 7 de agosto, da aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Na parte da tarde, os alunos acompanharam a transmissão ao vivo da abertura da primeira turma do curso em rede, feita diretamente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), em Vitória. À noite, na cerimônia presencial, conheceram um pouco mais sobre como funciona esta modalidade de mestrado com o professor do IFRJ, Marcus Vinícius Pereira.

O ProfEPT é o primeiro curso de mestrado profissional realizado em rede. Ele foi idealizado por 18 Institutos Federais de todas as regiões do país – liderados pelo Ifes – para atender a demanda de formação de profissionais voltados para a área da educação profissional e tecnológica. Como lembrou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, Márcio Có, durante a cerimônia em Vitória, “em 2014, em uma reunião da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fomos desafiados como rede. Tínhamos que mostrar nosso papel no sistema nacional. Com apoio da Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) e do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), iniciamos o processo de criação deste curso. Agora ele está sendo utilizado como referência”. “Esta proposta foi construída em rede. Todas as decisões são compartilhadas. Esperamos contribuir para a sociedade com o que temos de melhor”, completou o coordenador nacional do ProfEPT, Rony Freitas.

A primeira seleção de alunos aconteceu em abril deste ano. Ao todo, foram ofertadas 401 vagas, sendo 24 delas destinadas ao IF Sudeste MG. Mais de 300 pessoas realizaram a prova no Campus Rio Pomba, escolhido como polo-referência da região. De acordo com Rony Freitas, o grupo aprovado em todo país é bem heterogêneo, tendo desde profissionais da área de Pedagogia até Engenharia. O curso será semipresencial com carga de 510 horas dedicadas a atividades didáticas em duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em EPT e Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em EPT. Como característica de um mestrado profissional, ao final do curso, os estudantes precisarão apresentar uma dissertação e um produto educacional.

Produto educacional

Foi sobre estes trabalhos que tratou a palestra do professor do IFRJ, Marcus Vinícius Pereira. Ele explicou aos presentes a diferença entre um mestrado acadêmico e um profissional. O que chamou mais a atenção dos estudantes foi exatamente a criação de um produto educacional destinado a um público específico. “Ele deve ser voltado para a prática profissional, desenvolvido a partir do conhecimento acadêmico, de uma pesquisa”, explicou, lembrando que a dissertação deve “contar a história” do produto. Ele ainda deve ser enquadrado em, ao menos, uma das oito categorias pré-estabelecidas pelo MEC: mídias educacionais, protótipos, propostas de ensino, material textual, materiais interativos, atividades de extensão, desenvolvimento de aplicativos e programa de rádio e TV. Para auxiliar no desenvolvimento do produto, ele sugere que o pesquisador envolva metodologias de ensino que insiram o público-alvo de forma participativa no processo de ensino-aprendizagem e considere o papel do sujeito e seus conhecimentos prévios.

A solenidade presencial de abertura da turma do ProfEPT do IF Sudeste MG contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa e Inovação e representante do reitor, André Narvaes da Rocha Campos, da coordenadora do ProfEPT na instituição, Beatriz Gonçalves Brasileiro, do diretor substituto do Campus Rio Pomba, João Paulo Campolina Lamas, e do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da unidade, Rafael Monteiro Araújo Teixeira, além de professores ligados ao curso. A solenidade contou também com a apresentação cultural do violeiro Henrique.

Fonte:

Campus Rio Pomba