IV Seminário de internacionalização do IF Sudeste MG já tem data marcada

Versão para impressãoEnviar para e-mailVersão em PDF

Acontece no dia 4 de novembro, no Auditório da Reitoria, em Juiz de Fora, o “IV Seminário de internacionalização do IF Sudeste MG”. O evento é uma iniciativa da Assessoria de Relações Internacionais e tem como objetivo discutir como o cenário da internacionalização pode despertar olhares distintos para as práticas acadêmicas institucionais. Além disso, busca destacar como o nome do IF Sudeste MG tem se destacado em uma perspectiva nacional e internacional a partir dos programas internacionais aqui desenvolvidos.

O assessor de relações internacionais do IF Sudeste MG, Wagner Bello, destaca que já estão confirmadas a presença de Luciano Toledo (SETEC/MEC), que trará a visão da Secretaria sobre as políticas de internacionalização atualmente adotadas e também dando divulgação aos 8 editais que serão lançados recentemente para capacitação de servidores no exterior;  Brian Bauer, Consul do Estados Unidos para o estado de Minas Gerais, que desenvolverá um bate-papo em conjunto com a Professora Juliana Brito (SJDR) sobre o programa de formação que é realizado nos Estados Unidos da qual ela participou e o IF Sudeste MG é a única instituição atualmente elegível dentre os IFs, além de Ayesha Williams, Representante do Association of Colleges (Londres) que lançará o edital para o novíssimo programa "Skills without Borders", que será completamente financiado com recurso britânico, e o IF Sudeste MG pilotará o programa que pretende ser ampliado para todo o Brasil.

Além disso, o evento terá a presença de professores e alunos do IF Sudeste MG falando sobre sua experiência no exterior. Abaixo você confere a programação:

IV SEMINÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO IFSUDESTE MG

08:00

Credenciamento

09:00

Reitor e autoridades

09:15

Palestra Inicial

O lugar da Internacionalização no IFSudesteMG

Wagner Belo

09:45

A cooperação internacional com instituições americanas

Brian Bauer - Representante do governo dos Estados Unidos

Juliana Brito de Souza - professora do campus SJDR

10:30

O que nossos alunos têm a nos dizer sobre o intercâmbio no exterior?

Estudantes do IFSudeste relatam as experiências vividas em programas internacionais.

11:15

E o que os estudantes internacionais têm a falar sobre nós?

Estudantes internacionais relatam suas experiências interculturais no IF Sudeste MG.

12:00

E os professores?

Professores da instituição conversam sobre os impactos da participação em programas internacionais em suas práticas pedagógicas, acadêmicas e pessoais.

12:30

O que vem por aí?

Luciano Toledo - Representante da SETEC/MEC apresentará as novas oportunidades que serão brevemente lançadas para programas internacionais bem como fará um relato das ações já desenvolvidas

14:00

O Centro de Línguas

O inovador projeto de Centro de Línguas do IFSudesteMG apresentará seus dados mais atuais e os estudantes internacionais envolvidos darão breves depoimentos sobre a participação deles.

Luciana Kreutfeld e intercambistas internacionais

14:45

Testes de proficiência no IFSudesteMG

Novas ofertas de exames de proficiência na Instituição.

Wagner Belo

15:00

Português com torresmo: o curso de português como língua estrangeira a ser ofertado em 2016.

Luciana Kreutzfeld

15:30

Enquanto isso, lá na França...

Alunos e Professores recém chegados do Forum Educação e Sociedade, na França, farão um breve relato sobre o evento e as futuras ações vinculadas a este projeto.

Eli Lino de Jesus e Geral Majela – Professores do IFSudesteMG – e alunos.

16:00

EDCC e IF Sudeste MG: um modelo mais que exitoso de parceria

Relato de uma parceria exitosa entre as instituições.

Joshua Richard

16:30

Skills without Borders

Representante do "Association of Colleges", do Reino Unido, apresentará o novo projeto Skill without Borders e lançará oficialmente a abertura da chamada para seleção de estudantes (sessão em inglês e português)