IV Seminário de Internacionalização discute intercâmbios e lança projeto Skills without Borders

Versão para impressãoEnviar para e-mailVersão em PDF

O “IV Seminário de Internacionalização do IF Sudeste MG” aconteceu na última quarta-feira, no auditório do Campus Juiz de Fora. O evento, organizado pela Assessoria de Relações Internacionais, contou com debates, palestras, depoimentos de alunos, professores e o lançamento do projeto de intercâmbio “Skills without Borders”.  Cerca de 80 pessoas estiveram presentes.

O Seminário foi aberto com mesa composta pelo reitor Paulo Rogério Araújo Guimarães, o diretor-geral do Campus Juiz de Fora, Sebastião Sérgio de Oliveira e os consulês Brian Bauer, dos Estados Unidos, e Thomas Nemes, da Inglaterra. O reitor comentou sobre o crescimento da relação do Instituto com o exterior, destacando o trabalho que a Assessoria de Relações Internacionais vem realizando nos últimos anos.

Brian Bauer, cônsul do Estados Unidos para o estado de Minas Gerais, falou sobre a interação entre o IF Sudeste MG e as instituições educacionais norte-americanas. Para ele, os intercâmbios sempre promovem uma troca de conhecimento de ambos os lados e é sempre bom que essa interação ocorra continuamente, como acontece no Instituto.

Estudantes e professores que estiveram fora do país também contaram um pouco de suas experiências. A professora Juliana Brito de Souza, do Campus São João del-Rei, contou sobre sua viagem aos Estados Unidos, onde ficou alguns meses para fazer um curso sobre política. Alunos que viajaram para a Inglaterra, País de Gales, Alemanha, Estados Unidos e França também tiveram espaço para comentar sobre a experiência no exterior, os projetos acadêmicos e o contato com culturas diferentes.

O “Centro de Línguas” também teve destaque no Seminário. Estudantes estrangeiros falaram sobre o estágio no Centro de Línguas, onde ministram aulas de língua estrangeira nos Campus Juiz de Fora, Santos Dumont, São João del Rei e Reitoria.

O lançamento do projeto Skills without Borders

No período da tarde, a representante do Association of Colleges, de Londres, Ayesha Williams e o cônsul do Reino Unido em Minas Gerais, Thomas Nemes, juntamente com o assessor de Relações Internacionais do IF Sudeste MG, Wagner Belo, e o representante do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Jerônimo Coura, lançaram o piloto do projeto de intercâmbio “Skills without Borders”.

O grande diferencial do Programa “Skills without Borders” (ou “Habilidades sem Fronteiras”) é estender aos alunos de cursos técnicos e de tecnologia da instituição a oportunidade do intercâmbio e de relações internacionais.  As 12 vagas são destinadas a oito alunos do CEFET-MG e quatro alunos do IF Sudeste MG, dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e em Alimentos, de Barbacena e o de Tecnologia em Laticínios, de Rio Pomba.

O cônsul britânico Thomas Nemes acredita que o projeto é válido para o crescimento da economia de ambos os países, onde o ensino técnico é fundamental.  Para ele, o intercâmbio poderá gerar a troca de aspectos técnicos e, no âmbito cultural, poderá explorar pensamentos e processos diferentes entre os países. O cônsul acredita que Minas Gerais tem a base necessária no campo técnico para essa troca de experiência.

O edital pode ser encontrado neste link. No dia 27 de dezembro, os alunos já estarão viajando para a Inglaterra.

Clique e confira as fotos do evento.

Texto: Susana Reis
Revisão: Elisa Franco