Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Campus Barbacena lança projeto "Desafio Smart Home"

Campus Barbacena lança projeto "Desafio Smart Home"

Serão mais de 400 alunos das cidades de Barbacena, Alfredo Vasconcelos, Desterro do Melo e Santa Bárbara do Tugúrio.

Campus Barbacena irá contemplar mais de 400 alunos de quatro cidades através de projeto “Desafio Smart Home”.

Na tarde de ontem (18) foi realizada a primeira reunião do projeto do Campus Barbacena para ensino de programação e robótica para alunos do 8º e 9º anos de escolas públicas de Barbacena e região.

Participaram do lançamento do projeto a Diretora-Geral do Campus Barbacena, Professora Alcimara Andrade, a Diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Fabianne Magalhães, o Prefeito de Barbacena, Carlos Dú, o Prefeito de Alfredo Vasconcelos, Maurinho, a Prefeita de Desterro do Melo, Mayara e o Prefeito de Santa Bárbara do Tugúrio, Donatinho, o Coordenador do Projeto, Professor Rafael Alencar, a Superintendente Regional de Ensino, Patrícia Russo, Secretários Municipais de Educação e alunos monitores.

O projeto “Desafio Smart Home: projetando e simulando uma casa inteligente por meio de metodologias ativas” foi aprovado na seleção nacional do Chamamento Público IFES nº 01/2021, que teve como objetivo selecionar projetos de apoio à iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada para estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental de escolas públicas.

Com duração de 12 meses e 20 horas de atividades por aluno, o projeto atenderá 14 escolas públicas dos municípios de Barbacena, Alfredo Vasconcelos, Desterro do Melo e Santa Bárbara do Tugúrio, com uma previsão de 448 alunos beneficiados. Será utilizada a infraestrutura do Laboratório de Robótica e Inovação Tecnológica do Campus Barbacena, e as atividades serão baseadas em metodologias ativas, onde os alunos são sujeitos participativos de seu processo de aprendizado e descoberta, e o professor atua como mediador da construção de conhecimento.