Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Equipe de Enfermagem e Química do Campus Barbacena se reúnem para realizar Projeto de Extensão com idosos

O objetivo das ações é reduzir o risco de transmissibilidade do vírus entre a população de idosos. Estão previstas também ações de produção, captação e distribuição de artigos de higiene e proteção como máscaras faciais, sabão, álcool gel e água sanitária
#Pratodosverem: imagem traz três mulheres e um homem conversando por tela de celular. Ao lado há uma imagem da figura de um homem no computador, no fundo azul.

Professores, pesquisadores, técnicos administrativos e alunos das áreas de Enfermagem e Química do Campus Barbacena estão desenvolvendo o Projeto de Extensão "Em isolamento: o cuidado que aproxima", que tem como público-alvo idosos de Barbacena e região que estão em isolamento domiciliar.

O objetivo das ações é reduzir o risco de transmissibilidade do vírus entre a população de idosos através da interação entre estudantes do Curso Técnico de Enfermagem e dos mais velhos em isolamento domiciliar, respeitando as recomendações da OMS. O projeto, que foi aprovado pelo Comitê de Enfrentamento à COVID-19, surgiu da constatação de que a população idosa é mais vulnerável aos efeitos da doença devido ao envelhecimento natural do sistema imunológico e também a presença de comorbidades como hipertensão, diabetes e doenças pulmonares crônicas.

Além das orientações sobre maneiras de prevenção, estão previstas ações de produção, captação e distribuição de artigos de higiene e proteção como máscaras faciais, sabão, álcool gel e água sanitária para parte da população contatada que não tiverem condições financeiras de adquirir esses produtos. Para isso, o Projeto conta com a parceria de professores, técnicos e discentes do Curso de Química que trabalham na produção de sabão e álcool gel e do Projeto Mulheres Mil que confecciona máscaras artesanais.

A primeira fase do projeto consiste em uma capacitação específica dos alunos participantes em relação às recomendações das diretrizes nacionais e internacionais sobre as medidas eficazes de prevenção da transmissão da COVID-19. Além disso, os alunos também receberão orientações sobre técnicas de educação em saúde. Os encontros de capacitação serão virtuais e terão a duração necessária para que os estudantes se sintam capazes de atender as possíveis dúvidas que serão apresentadas pelos idosos.

Posteriormente, a interação entre os estudantes e os idosos deverá ocorrer, por meio de contato telefônico ou WhatsApp. O primeiro contato será feito com intuito de conhecer a realidade do idosos por meio da aplicação de questionário. Após isso, os alunos e os supervisores irão fazer um diagnóstico situacional e elaborar um plano de orientação e cuidados, baseado nas recomendações Organização Mundial da Saúde. O segundo contato telefônico será para apresentar e orientar os cuidados. Contatos posteriores serão realizados para avaliar a implementação das ações por parte do idosos. “O plano de cuidados é individualizado e considera as necessidades e habilidades de cada idoso em particular. Caso seja identificada a necessidade de visita domiciliar esta será realizada de forma planejada, seguindo as recomendações da OMS.”, ressalta Elaine Amaral, Coordenadora do Projeto.

Para Elaine, professora do Curso Técnico em Enfermagem, o exercício do acolhimento e do vínculo entre discentes, idosos e seus familiares possibilita ao participante do projeto a aquisição de autonomia para cuidar de sua saúde e desperta o interesse dos mesmos para com os cuidados da saúde de sua família. “Além disso, o projeto é importante também para que  ações de orientação para o autocuidado sejam desenvolvidas, de modo a minimizar as barreiras para a realização de ações de proteção”, finaliza.

O projeto conta com o apoio da Coordenação da Atenção Primária à Saúde e da atuação dos agentes comunitários da Prefeitura de Barbacena para facilitar o acesso ao público-alvo do trabalho. Além disso, conta com participação dos profissionais do Campus Barbacena Adalgisa Mesquita, Bianca Monteiro, Bruna Magalhães, Cassia Pereira, Cristiane Cazal, Dênis Damasceno, Elaine Amaral, Elisa Helena Morais, Flavia da Silva, Gabriel da Silva, Joyce Salazar, Leandra de Oliveira, Lilian Guiduci, Lorena Arrunategui, Renata Conde, Rita de Cassia Aguiar, Vanézia da Silva e dos discentes Leticia de Souza, Juliana do Nascimento, Karolyne Furtado e Maurício Paulo.

Por: Marcela Souza - Revisão: Coordenação de Comunicação