Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Evento multicampi sobre qualidade de vida e do ambiente supera expectativas

Evento multicampi sobre qualidade de vida e do ambiente supera expectativas

Exibir carrossel de imagens #pratodosverem: imagem do Professor Doutor Jose Emílio Zanzirolani de Oliveira do IF Sudeste MG – Campus Barbacena fazendo sua apresentação nos eventos 17º Seminário Regional sobre Qualidade de Vida e do Meio Ambiente e a 9ª Mostra de Trabalhos Técnico-científicos sobre qualidade de vida e do ambiente.

Entre os dias 02 e 04 de setembro, o IF Sudeste MG sediou os eventos 17º Seminário Regional sobre Qualidade de Vida e do Meio Ambiente e a 9ª Mostra de Trabalhos Técnico-científicos sobre Qualidade de Vida e do Ambiente. O evento foi uma promoção dos campi Barbacena, Muriaé, Rio Pomba, da Universidade Estadual de Minas Gerais – Ubá e Universidade Federal de Viçosa.

O seminário, que acontece há 17 anos, foi inicialmente pensado e idealizado pelo Professor Vicente Casali (UFV), como parte do Programa de Extensão “Divulgação das plantas medicinais e da Homeopatia”, porém, pelo distanciamento social imposto pela pandemia do coronavírus, a 17° edição foi realizada de forma totalmente online.

Segundo José Luiz Paixão, organizador do evento e professor do Campus Muriaé, o evento foi pensado de forma a adaptar as atividades, normalmente presenciais, ao formato virtual. Dessa forma, as atividades que aconteciam todas em um único dia, foram divididas em três dias, para que o público pudesse conciliar a participação no evento virtual com suas atividades e afazeres diários. As oficinas, que ocorriam de forma presencial, foram substituídas por minicursos online, já as palestras foram substituídas por mesas redondas.

Os temas foram definidos de acordo com os objetivos do programa: discutir e partilhar alternativas de desenvolvimento sustentável destinadas à região, com foco na preservação do ambiente; via: terapêuticas tradicionais; agricultura de base ecológica; valorização do artesanato e da cultura regionais; homeopatia, educação ambiental e resgate do conhecimento sobre plantas medicinais. Neste ano, devido à ocorrência da covid-19, a Comissão organizadora decidiu que esse deveria ser o tema central do evento.

Na ocasião, estudantes, profissionais, famílias agrícolas e a sociedade em geral tiveram a oportunidade de debater o tema qualidade vida e meio ambiente durante as mesas redondas e minicursos. Além disso, os pesquisadores puderam apresentar seus estudos durante a mostra de trabalhos. O evento, transmitido pelo canal oficial do IF Sudeste MG - Campus Barbacena no YouTube, contou com cerca de 200 pessoas inscritas.

Para o professor José Luiz, a realização desse evento multicampi e multi-institucional, nesse momento de distanciamento social foi importante para demonstrar a capacidade do IF Sudeste MG de adaptação e de inovação. Além disso, para ele, apesar de algumas dificuldades técnicas, as expectativas em relação ao evento foram superadas. “Um evento multicampi é muito importante para demonstrar que o IF Sudeste MG é mais que a soma de seus dez Campi, é mais que uma Escola, é uma Instituição Pública consolidada e comprometida Institucionalmente em garantir o acesso ao conhecimento, à inovação e à tecnologia”, finaliza.

Para quem não conseguiu acompanhar os seminários, os três dias de evento estão disponíveis no canal oficial do Campus Barbacena, no YouTube. Link: https://www.youtube.com/channel/UC4SudyhE4b6vH0eH1hxOrrg/videos

Texto: Marcela Souza. Revisão: Coordenação de Comunicação.

registrado em: , ,