Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > IN 02/2020 regulamenta ações da PROEX durante pandemia
conteúdo

Extensão

IN 02/2020 regulamenta ações da PROEX durante pandemia

Pró-reitoria de Extensão divulgou documento com orientações sobre o funcionamento das atividades extensionistas durante período de isolamento social.
#Pratodosverem: palavra "atenção".

#Pratodosverem: palavra "atenção".

Diante dos riscos decorrentes da circulação do novo coronavírus (COVID-19), a Pró-Reitoria de Extensão do IF Sudeste MG realizou ontem (25) reunião do Comitê de Extensão (COEX) e hoje (26) reunião do Comitê de Internacionalização (COINTER) para embasar deliberação sobre o funcionamento das atividades extensionistas no período de suspensão e reordenamento das atividades acadêmicas, sobre o cadastro de ações de extensão em editais publicados e sobre as ações de internacionalização e de relações interinstitucionais. 

Na reunião da COEX e do COINTER, foi construída a Instrução Normativa/PROEX IF Sudeste MG nº 02/2020 , que tentou contemplar as demandas dos campi no que tange à execução de suas ações de extensão, tanto as que estão em andamento como as que estão sendo planejadas, apresentadas pelos diretores e coordenadores de extensão. De forma geral, sobre essa IN, destacamos que:

  1. Os programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços em andamento ou planejados para serem executados no período de suspensão e reordenamento das atividades acadêmicas de acordo com a Portaria-R nº 216, de 16 de março de 2020, e Portaria-R nº 225, de 19 de março de 2020, devem adequar-se ao que preconiza o Artigo 5º da Portaria R nº 225/2020, podendo ter as atividades suspensas ou mantidas, conforme parágrafos 1º e 2º. 

  2. Em relação aos editais já publicados ou que serão publicados pela PROEX e pelas Diretorias de Extensão dos campi ou setor equivalente, informamos que o cadastro de ações de extensão ficará disponível no SIGAA pelo período em que as atividades acadêmicas estiverem suspensas, para que os servidores que tiverem interesse possam fazer de maneira remota. Os documentos necessários para finalizar a submissão de proposta poderão ser substituídos por e-mail dos setores específicos ou de instituição parceira na ação extensionista; ou, ainda, podem ser anexados sem assinatura. 

  3. Informamos que haverá prorrogação de prazos de submissão quando as atividades acadêmicas forem normalizadas, com publicação de novo cronograma e com a possibilidade de inclusão de documentos que estavam incompletos.

  4. As demais etapas de seleção (avaliação da proposta submetida, publicação dos resultados, pedido de reconsideração e execução da ação) ficarão suspensas até que o novo cronograma seja divulgado. 

  5. A PROEX, excepcionalmente, publicará Edital de Seleção de Projetos Estratégicos Emergenciais contendo normas referentes ao processo de seleção, classificação e fomento de projetos de extensão para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19). Neste edital, os projetos poderão abordar as seguintes temáticas: i) produção e difusão de informações para as organizações de saúde e da comunidade em geral; ii) produção de fármacos, antissépticos, desinfetantes e/ou esterilizantes; iii) produção de equipamentos e materiais de proteção e prevenção ao coronavírus (COVID-19) que visem atender as demandas do SUS e/ou comunidade; iv) produção de matéria-prima que possa ser utilizada na fabricação de produtos e/ou equipamentos destinados à prevenção, diagnóstico, tratamento e recuperação do coronavírus (COVID-19); v) desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas de baixo custo  para os serviços de saúde e população em geral; vi) difusão de dados e pesquisas em ciências sociais que contribua para a compreensão e influência do comportamento populacional para facilitar a contenção e minimizar comportamentos contraproducentes (inclui pesquisa em georreferenciamento e dados sociais para investigar zonas de risco nos municípios); e viii) outros temas que possam contribuir para o enfrentamento à emergência pública de importância internacional decorrente do coronavírus.  

Na reunião do COINTER, foram destacadas, entre outras ações: 

  1. a suspensão dos lançamentos de editais de mobilidade acadêmica internacional e o incentivo à ações de intercâmbio à distância, reforçando, em grande medida, o processo de internacionalização em casa.

  2. a suspensão temporária de aplicações de exames de proficiência TOEIC Bridge, por constituir ações que envolvam aglomeração de candidatos em salas de aula padronizadas

  3. iniciativas conjuntas com a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação e com a Pró-reitoria de Ensino para aproximação de pesquisadores do IF Sudeste MG com pesquisadores internacionais,  bem como para o incremento de práticas pedagógicas institucionais.

  4. Manutenção de contato constante com os Centros de Línguas para a difusão de materiais para prática linguísticas que incrementem a política linguística do IF Sudeste MG;

  5. As atividades do Centro de Orientação Educacional EducationUSA serão mantidas, via sistema de teletrabalho;

  6. Os contatos interinstitucionais entre a DRIIT e os parceiros nacionais e internacionais continuarão, com vistas a subsidiar as ações propostas pelo COINTER, constantes da IN, e o planejamento de ações da DRIIT.

  7. A DRIIT manterá contato constante com as Prefeituras das cidades-anfitriãs das Unidades do IF Sudeste MG para levantar demandas e para colher informações acerca da atual conjuntura de saúde pública.


Por fim, a PROEX destaca que o atendimento aos extensionistas, internacionalistas, estudantes e demais servidores continuará acontecendo, preferencialmente, por meio dos endereços eletrônicos proex@ifsudestemg.edu.brdriit@ifsudestemg.edu.br, e, respectivamente, pelos telefones (32) 9 8454-6164 e (32) 9 8413-5960. 
  

 

Confira a IN 02/2020 na íntegra:

https://www.ifsudestemg.edu.br/coronavirus/medidas-administrativas/instrucao-normativa-proex-n-2_2020.pdf

registrado em: