Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bom Sucesso > Preparação para o Enem: projeto do Campus Bom Sucesso ensina redação a alunos da rede pública

Ensino

Suspensão de aulas mobiliza professores a disseminarem conhecimento por meios digitais e impressos.
A ilustração mostra duas mãos brancas posicionadas sobre um bloco de papéis em branco sobre uma mesa cinza escura. Em torno do bloco, há um livro bege, à esquerda, bem como dois clipes. Do lado direito, um par de óculos e um pequeno bloco de anotações.

Com a suspensão das aulas presenciais, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se tornou preocupação ainda maior para quem deseja ingressar numa universidade. No caso das escolas públicas, que se deparam com diversas dificuldades em se adaptar à nova realidade de isolamento social, muitos alunos se veem privados do acesso ao conhecimento, sem data para retornar à rotina de estudos.

Pensando nisso, professores do IF Sudeste MG - Campus Avançado Bom Sucesso se mobilizaram em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do município para a criação do projeto “Construindo o Saber em Tempos de Covid-19”. “A proposta é levar informações sobre a redação do Enem aos alunos da rede pública de ensino”, preparando-os para a realização do exame nacional, como explica a coordenadora Talita Lara Carvalho Nassur.

A ideia é que o conteúdo seja ministrado por meio de vídeos e de uma cartilha explicativa que será distribuída às escolas da cidade e região. Esta cartilha terá como função levar conhecimento na forma textual impressa às pessoas cujo acesso à internet é limitado ou nulo. Como forma de avaliação, os alunos enviarão suas redações aos professores, que poderão corrigi-las de forma comentada e individual.

Pretende-se alcançar, pelo menos, os alunos da comunidade local e região, usando-se como intermediários a página do Facebook do campus, um canal no Youtube, além do aplicativo de mensagens Whatsapp e e-mail. O papel da Secretaria de Educação é de facilitar o contato entre IF Sudeste MG e os alunos, mas também de auxiliar na identificação das demandas e na divulgação o mais ampla possível do conhecimento produzido a partir do projeto.

Sobre uma possível continuidade da pandemia para além dos oito meses de duração das ações planejadas, Talita prevê uma ampliação de conteúdos, tanto em relação às redações, quanto à Língua Portuguesa como um todo. “Nesse caso, poderia haver uma extensão do projeto”, cogitou Talita. “Acreditamos que mais pessoas serão beneficiadas, já que os vídeos serão amplamente divulgados. Esperamos diminuir as desvantagens dos alunos da rede pública e oferecer informações de qualidade”, planeja a professora.

Alunos da rede pública interessados em participar do projeto devem acompanhar o site do Campus Avançado Bom Sucesso e aguardar o contato da Secretaria de Educação. A colaboração de outros servidores também é bem-vinda. Basta entrar em contato com a coordenadora pelo e-mail: talita.carvalho@ifsudestemg.edu.br