Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bom Sucesso > Professora participa de eventos sobre mulheres e agronegócio
conteúdo

Extensão

Professora participa de eventos sobre mulheres e agronegócio

Em março, Danielle Pereira Baliza, professora do Campus Avançado Bom Sucesso, participou de uma série de eventos sobre mulheres e agronegócio.

A professora Danielle Pereira Baliza, coordenadora do Curso Técnico em Meio Ambiente do Campus Avançado Bom Sucesso do IF Sudeste MG, participou, no mês de março, de uma série de eventos correlacionados ao mês da Mulher: 

No dia 10 de março, a professora ministrou uma palestra no I Workshop Mulheres do AGRO UFV - CRP, evento organizado pela UFV - Campus Rio Paranaíba e transmitido pelo you tubeA apresentação foi sobre a atuação das mulheres na cafeicultura brasileira e está disponível no link: https://youtu.be/24qXlT5BNe0.

Já no dia 11, a professora ministrou, por meio do google meet, uma palestra para as agricultoras da Associação de Pequenos Agricultores Familiares de Palmeiral em Botelhos-MG (ASSOFE), cujo tema foi o empoderamento das mulheres rurais: “Essas mulheres estão participando de um projeto incrível chamado 'Horta do Bem', em que recebem insumos e estão sendo capacitadas para a produção de hortaliças em suas propriedades rurais. Um dos objetivos do projeto é que essas mulheres possam produzir alimentos para a sua família e comercializar o excedente - o que irá contribuir para diversificar e aumentar a renda da família”, afirma Danielle.

No dia 15 de março, Danielle foi a moderadora da "Trilha de Aprendizagem: Sucesso na Produção de Café", evento que fez parte de um projeto financiado pela ONU Mulheres, através do programa Ganha-Ganha em parceria com a IWCA BRASIL. O evento teve como objetivo iniciar a discussão sobre as competências (técnicas, gerenciais e comportamentais) necessárias para as mulheres obterem sucesso na cafeicultura. E, segundo a professora, uma cartilha sobre essas competências será lançada em breve. A Trilha foi traduzida para o inglês e para o espanhol, e transmitida via you tube para vários países. Assista em: https://youtu.be/hOGfcHbtDBs.

Ainda no mês de março, 17, ocorreu o II Encontro das Mulheres do Agronegócio CAFÉ,  realizado pelo NECAF da UFLA em parceria com o IF SUDESTE MG e a EPAMIG. Neste evento, além da organização, a professora do Campus Bom Sucesso também atuou como moderadora. O encontro trouxe mulheres de sucesso da cafeicultura, que contaram um pouco de sua trajetória, a fim de inspirar e motivar outras mulheres (e também os homens) na busca de sucesso no agronegócio. O evento foi transmitido pelo you tube, através do link: https://youtu.be/E1eGH-zl0GU.

Finalizando a maratona de eventos, no dia 26 de março, a Professora Danielle se reuniu com as agricultoras da Associação dos Cafeicultores do Bairro Gabirobal de Andradas-MG (ACAFEG): “Essas mulheres participam do projeto 'A Horta Delas' que tem como objetivo a diversificação de renda, a autonomia e o empoderamento das mulheres do campo. Fiquei honrada com a presença de várias agricultoras da associação, da Prefeita da cidade, Margo, da Secretária de Educação do município, Regina, e também da nutricionista das escolas e creches de Andradas, Renata. Como é bom e dá orgulho ver as mulheres ocupando os cargos de direção no município. Agradeço a Deus por trabalhar e poder contribuir com o fortalecimento da Agricultura Familiar!”, celebra a professora Danielle Pereira Baliza.

 

registrado em: