Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cataguases > Iº IF CONSCIENTE aborda temas relacionados ao Dia da Consciência Negra

Iº IF CONSCIENTE aborda temas relacionados ao Dia da Consciência Negra

No dia 28 de novembro alunos e professores do IF Sudeste MG - Campus Cataguases promoveram evento para informação e sensibilização sobre o tema.

No dia 28 de novembro, no mês dedicado à Consciência Negra, alunos e professores do IF  Sudeste MG Campus Cataguases promoveram evento para informação e sensibilização sobre o tema. No Iº IF CONSCIENTE foi realizada uma roda de conversa, organizada pelos professores Altamiro Júnior e Simone Guedes, onde os participantes abordaram os temas: racismo, preconceito, desigualdade, democratização do acesso dos negros nas universidades, inclusão no mercado de trabalho, entre outros.

O evento também contou com a apresentação do grupo Abadá Capoeira, de Cataguases, sob a coordenação de Maycon Vilela, também conhecido como "Chinês". Após a apresentação da roda de capoeira ocorreu uma degustação de comidas típicas da cultura afro-brasileira, preparadas por estudantes do Curso Técnico de Administração do Campus Cataguases.

Segundo o professor Altamiro Júnior, “o evento proporcionou o engajamento dos alunos e a reflexão sobre a importância da discussão desses temas para a formação humana, além da sala de aula”. A aluna Luciene Souza afirmou que “a roda de conversa foi interessante porque houve a troca de opiniões e por meio dessa troca você descobre pessoas que passaram pela mesma situação pela qual você já passou e você sente que não está sozinho e o que as pessoas podem fazer para mudar essa questão do preconceito. O grupo de capoeira, por exemplo, foi muito legal conhecer o porquê do surgimento da capoeira e perceber que até na capoeira é preciso lutar contra a ignorância, conhecer a história e desmistificar o preconceito sobre a modalidade”.