Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 10 > Dissertação de mestrado propõe Programa de Educação para Aposentadoria

Dissertação de mestrado propõe Programa de Educação para Aposentadoria

"É necessário um olhar mais sensível da Instituição para essa população que tanto contribuiu para o sucesso e bom desempenho que o IF Sudeste MG vem experimentando nos últimos anos”, explica o servidor Geovanne Barbosa Morgado.

Geovanne Barbosa Morgado é servidor técnico-administrativo lotado na Coordenação Geral de Gestão de Pessoas. Durante anos se dedica aos processos de aposentadoria. Toda essa experiência acumulada e ciente da importância dessa etapa da vida para os trabalhadores deram suporte a sua dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF), através de uma parceria com o IF Sudeste MG.

Intitulado “Programa de Preparação para Aposentadoria no IF Sudeste MG Campus Juiz de Fora: Uma proposta”, o trabalho partiu de uma reflexão sobre como aqueles que estão em vias de aposentar poderiam fazer essa passagem de forma mais saudável e com mais vitalidade e disposição. “É necessário um olhar mais sensível da Instituição para essa população que tanto contribuiu para o sucesso e bom desempenho que o IF Sudeste MG vem experimentando nos últimos anos”, explica.

Como a proposta do mestrado é a elaboração de propostas para aperfeiçoar as dinâmicas institucionais, Geovanne desenvolveu um Programa de Educação para aposentadoria, contendo inúmeros aspectos trabalhados em um Plano Plurianual como controle financeiro; acompanhamento psicológico; interação social e cuidados com a saúde física e psíquica.

Sobre a oportunidade de capacitação proporcionada pela parceria entre IF Sudeste MG e UFF, o agora mestre em administração declara: “Dar possibilidades de ascender na carreira é o desejo de muitos dos TAES, que contribuem, juntamente com os docentes, para o sucesso e crescimento da Instituição, fomentando uma educação de qualidade para os nossos alunos e o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação”.

Por Pedro Lima

registrado em: ,