Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 10 > Estudantes produzem curtas-metragens baseados em clássicos da literatura

Estudantes produzem curtas-metragens baseados em clássicos da literatura

Turma do 2º ano de Edificações Integrado ficou em primeiro lugar com a adaptação do livro “O Sol na Cabeça”, do escritor Geovani Martins.

A adaptação audiovisual da obra “O Sol na Cabeça”, do escritor Geovani Martins, foi o vencedor da II Mostra de Curtas-Metragens do Campus Juiz de Fora. O resultado foi revelado na manhã desta quarta-feira (23), após uma votação que envolveu os alunos e professores do ensino médio integrado.

“Utilizamos quatro contos do livro para fazer a adaptação. Foi um processo trabalhoso, com várias reuniões para montarmos o roteiro, já que as ideias do escritor são de difícil adaptação para linguagem visual. Essa atividade exigiu de nós bastante organização, senso de equipe e muita criatividade e inspiração para fazer com que os espectadores captassem a essência da mensagem”, explica a estudante Paula Tae, do 2º ano de Edificações Integrado. Além dela, compuseram o grupo Gabriella Rezende, Camile Eulália, Sara Carvalho, Maria Eduarda Mateus, Richard Pereira, Guilherme Oliveira, Júlia Hágale e Arthur Lemos.

De acordo com a professora Patrícia Botelho, do Núcleo de Línguas, a ideia do evento surgiu a partir de uma atividade que ela desenvolve em sala de aula, na qual propõe que seus alunos realizem uma adaptação fílmica de um conto ou livro da literatura. “Trata-se de uma retextualização, de modo com que o aluno se vê diante do desafio de transformar um novo texto a partir de uma base, e neste caso, em uma nova linguagem. Uma atividade importante para ampliar o repertório literário e linguístico”.

A proposta da atividade resultou na produção de 15 curtas-metragens envolvendo as turmas do ensino integrado do 3º ano de Metalurgia, 2º ano de Edificações, 3º ano de Eletromecânica e 3º ano de Eletrotécnica. Para a Mostra final, foram selecionadas cinco produções: Ella (uma adaptação das obras Morangos Mofados, de Caio Fernando Abreu, e Pão de açúcar, de Afonso Reis Cabral), O relógio de Ouro (Machado de Assis), O Duelo (Guimarães Rosa), A morte de Ivan Ilitch (Lev Tolstói) e Dom casmurro (Machado de Assis).

Por Pedro Lima