Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 10 > Laboratório de Inovação Tecnológica é destaque em evento na UFMG

Laboratório de Inovação Tecnológica é destaque em evento na UFMG

Um sistema de captação de água da chuva alimentado por energia fotovoltaica foi apresentado em pôster e recebeu a distinção de pesquisadores 1A do CNPq.

Um trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica foi destaque na categoria pôster em um seminário realizado entre os dias 1 e 3 de outubro, na Universidade Federal de Minas Gerais. De acordo com o professor Bruno Gonçalves, do Núcleo de Física, a distinção torna-se ainda mais relevante pela participação de pesquisadores 1A do CNPq, considerado o nível mais elevado em produtividade acadêmica.

O grupo, composto também pelos estudantes Márcio Fernandes Santana da Costa, Bruno Ferreira Rizzuti, Alisson Miranda, Ualison Dias, Sérgio Luiz França e Victor Carminate, apresentou um protótipo de um sistema de captação de água da chuva alimentado por energia fotovoltaica. Funciona da seguinte maneira: caso haja necessidade na cisterna principal, a bomba é acionada usando a energia solar. A eletricidade externa é usada apenas em caso de baixo nível de água durante muitos dias sem radiação.

O evento foi realizado para comemorar os 10 anos de criação do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UFMG. Participaram discentes e docentes dos programas de pós-graduação em inovação do Brasil e das diversas áreas correlatas; agentes e gestores de inovação; profissionais de empresas que atuam nos Núcleos de Inovação Tecnológica - NITs; profissionais dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; Incubadoras de Empresas; Aceleradoras e Parques Tecnológicos; e Secretários e Diretores de CT&I de diversos órgãos públicos.

Por Pedro Lima