Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 04 > Submissão de projetos de Treinamento Profissional pode ser feita em fluxo contínuo

Extensão

A medida é para propostas de caráter voluntário. As atividades propostas devem permitem o aperfeiçoamento profissional do aluno em áreas compatíveis com o curso.

Servidores do Campus Juiz de Fora que desejam cadastrar seus projetos de treinamento profissional não precisam aguardar uma data para submissão. Agora o processo ocorre em fluxo contínuo, ou seja, em qualquer período do ano  o interessado pode encaminhar a proposta para a Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias (Derc). Mas atenção: essa mudança só vale para as atividades de caráter voluntário, sem previsão de bolsas para os alunos.

De acordo com a diretora da Derc, Raquel Fernandes, a nova medida deve fazer com que mais projetos sejam propostos.  “Já era uma demanda por parte dos servidores que ao longo do ano queriam propor projetos, mas que tinham que esperar o início do ano quando geralmente é publicado o edital. E assim, perdemos a oportunidade de projetos relevantes ficarem sem execução. Agora temos a expectativa de elevarmos o número de submissão”.

O projeto de Treinamento Profissional tem como objetivo de fomentar propostas para o desenvolvimento institucional, permitindo o aperfeiçoamento do aluno em áreas compatíveis com o curso em que atua, além de apresentar benefícios para os setores do Campus. Para os bolsistas, há a oportunidade de aplicar os conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula, trabalhar em equipe, além da possibilidade de receber uma bolsa de auxílio. Já para os setores, existe a possibilidade das atividades desenvolvidas nos projetos gerarem melhorias nos processos de gestão, tanto na parte  pedagógica, quanto na  administrativa da instituição.  “A experiência que temos é que vários projetos desenvolvidos já trouxeram benefícios aos setores, por exemplo, projetos que atuam na manutenção de laboratórios foram primordiais para garantir o bom funcionamento dos mesmos", explica Raquel.

Outra mudança também foi realizada na nomenclatura dos projetos. O Treinamento Profissional I foi substituído por Projetos de Ensino e é gerenciado pela Diretoria de Ensino. Agora só existe o Treinamento Profissional, que é de responsabilidade da Derc.

Confira o edital completo clicando aqui