Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 04 > Faça dos alimentos seus aliados na luta contra o coronavírus
conteúdo

Geral

Faça dos alimentos seus aliados na luta contra o coronavírus

Professoras de Nutrição do IF Sudeste MG dão dicas para garantir uma alimentação saudável e um sistema imunológico forte e eficaz.

A pandemia de Covid-19 nos trouxe diversos desafios. Ainda há muitos aspectos desconhecidos sobre o inimigo. O que já sabemos, no entanto, é que o isolamento social, hábitos de higiene e a manutenção de uma boa saúde são nossos aliados na guerra contra o novo coronavírus.

A manutenção da saúde depende de um sistema imune eficaz e a alimentação é a principal responsável pelo seu fortalecimento. Para saber como podemos garantir uma alimentação saudável de forma prática, saborosa e econômica, conversamos com professoras do Núcleo de Nutrição do Campus Barbacena do IF Sudeste MG e produzimos uma série de matérias sobre o assunto.

As professoras Anne Danieli Nascimento Soares, Renata de Souza Ferreira, Marilene Guimarães, Rosimar Regina da Silva Araújo, Júnia Maria Geralda Gomes e Lidiane Lopes Moreira responderam às perguntas conforme suas áreas de maior conhecimento, porém, todas, em uníssono, garantiram que manter uma alimentação saudável deve ser uma preocupação constante, já que ela é fator preponderante na manutenção do estado de saúde e bem-estar do indivíduo, associando-se à melhor qualidade de vida.

“Além de reduzir o risco de desenvolver doenças do tipo crônico não transmissível, tais como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer, a alimentação equilibrada fortalece a defesa do organismo para combater bactérias e vírus”, afirmou a professora Anne Danieli Nascimento Soares.

Comer para se defender

O que todos querem neste momento é ter um sistema imunológico a pleno vapor, para isso, a receita é simples, entra pela boca e não é remédio. Conforme explica Anne, alguns nutrientes aumentam a produção de imunoglobulinas, influenciam na resposta inflamatória e têm efeito regulatório sobre células imunológicas, alterando a proliferação e sua ação. Calma, não é preciso sair correndo para comprar todos os brócolis do mercado! Segundo Anne, tudo deve ser na medida certa, já que tanto o excesso, quanto a deficiência de nutrientes, comprometem a imunocompetência, facilitando a invasão por patógenos, como o Coronavírus.

E, infelizmente, não existe um superalimento capaz de garantir sozinho um sistema imunológico eficaz: “É importante destacar que a alimentação saudável depende de uma combinação alimentar ao longo dos dias, não de supostos superalimentos isolados”, alerta a professora.

Descasque mais e desembale menos!

Para uma boa nutrição, deve-se consumir alimentos in natura, que são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais (como folhas, frutos, tubérculos ou ovos e leite), e minimamente processados (foram submetidos a alterações mínimas, exemplos incluem grãos polidos e empacotados ou moídos na forma de farinhas, cortes de carne resfriados ou congelados e leite pasteurizado).

Os alimentos in natura são ricos em vitaminas e minerais, antioxidantes e compostos bioativos e agem na prevenção de doenças e na proteção do sistema imunológico.

Confira alguns nutrientes importantes para a imunidade e onde encontrá-los:

- Alimentos ricos em vitamina C (limão, laranja, abacaxi, goiaba, vegetais crus, etc.) possuem impacto positivo sobre o sistema, estimulando a formação de anticorpos;

- Carnes e vegetais verdes escuros são alimentos fonte de ferro e sabe-se que a deficiência deste mineral está associada a uma resposta imune deficiente. Para melhorar a absorção do ferro na alimentação, recomenda-se o consumo combinado com um alimento fonte de vitamina C (temperar a salada com limão ou consumir uma laranja de sobremesa no almoço ou no jantar);

- O zinco é essencial para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico e podemos encontrar este nutriente nos cereais integrais, feijões e frutas oleaginosas (nozes e castanhas) e carnes em geral.

- A vitamina A age estimulando a fagocitose, processo que auxilia no combate ao vírus, bactérias e invasores em geral, são fontes desta vitamina os alimentos alaranjados como cenoura, mamão, abóbora, manga, além de ovos, couve, espinafre, leite e derivados.

- A castanha do Pará é rica em selênio, que possui ação antioxidante e auxilia diretamente na proteção e fortalecimento da imunidade.

Ainda podemos acrescentar o papel imunoestimulante dos probióticos, por meio da manutenção da saúde intestinal e microbiota benéfica, podendo ser consumidos em alguns iogurtes, kefir e kombuchá.

Deixe nas prateleiras

Além dos alimentos que devem ser incluídos na dieta, é preciso ter atenção aos que podem prejudicar o nosso sistema imune. Deve-se evitar consumir alimentos industrializados, tais como salgadinhos de pacote, refrigerantes, biscoitos recheados, salsicha, presunto, mortadela, maionese, margarina, suco em pó, macarrão “instantâneo”, misturas para bolo, barras de cereal, sopas em pó, pratos prontos congelados, dentre outros.  Os ingredientes e os métodos de processamento utilizados na fabricação destes produtos alteram de modo desfavorável a composição nutricional deles.  

E caso você esteja se perguntando como distinguir um alimento bom de um ruim, a professora Anne dá uma dica simples: Se a lista de ingredientes trouxer um monte de nomes desconhecidos e difíceis, aqueles que você jamais usaria numa preparação caseira - gordura vegetal hidrogenada, óleos interesterificados, xarope de frutose, isolados proteicos, agentes de massa, espessantes, emulsificantes, corantes, aromatizantes, etc., fuja, pois trata-se de um alimento ultraprocessado.

Também é importante fazer preparações utilizando pouco óleo, sal e açúcar, evitando preparações que contenham excessos, como os alimentos fritos.

Dica de ouro

Sempre priorize a “comida de verdade”, isto é, os alimentos obtidos diretamente de plantas ou animais, ou que foram submetidos a processamentos mínimos, porque eles contêm os nutrientes dos quais nosso organismo necessita. Trata-se das carnes, ovos, leite, hortaliças e frutas. Já os produtos alimentícios industrializados, possuem composição nutricional desequilibrada, contêm calorias vazias (isto é, sem nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais) e são elaborados com substâncias sintetizadas em laboratório que atuam como aditivos alimentares, composto do qual nosso corpo não precisa.

registrado em: