Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 04 > Professor organiza livro sobre Administração Pública no Brasil

Professor organiza livro sobre Administração Pública no Brasil

Coletânea organizada pelo professor Antonio Gasparetto Júnior, do Núcleo de História, traz nove trabalhos que faz uma constatação ao leitor das inúmeras possibilidades de pesquisa no campo no Brasil.

“Diálogo e Debates sobre Administração Pública no Brasil” é o título do novo livro publicado pelo professor  Antonio Gasparetto Júnior, do Núcleo de História, que faz uma constatação ao leitor das inúmeras possibilidades de pesquisa no campo da Administração Pública no Brasil, apresentando resultados de investigações que são  importantes para o conhecimento da sociedade. Organizado em conjunto com o professor Júlio Cândido de Meirelles Júnior, da Universidade Federal Fluminense (UFF), traz nove trabalhos realizados por pesquisadores e pesquisadoras das mais variadas instituições e com as mais diversas qualificações.

Além de sua formação acadêmica na área de história, Gasparetto também possui bacharelado em Administração Pública e atua concomitantemente nas duas . “De modo geral, no que se refere às pesquisas acadêmicas, busco a convergência do conhecimento produzido nas duas áreas de saber. Especificamente no que se refere à Administração Pública, houve uma grande expansão do campo de pesquisa no Brasil recentemente, revelando com base em trabalhos investigativos dados relevantes sobre a administração brasileira em suas diversas abordagens do setor público. Participo de muitas bancas de pós-graduação e tenho vivenciado isso de muito perto”.

As pesquisas em Administração Pública estão em franco crescimento no país, pois tem sido feito um grande esforço nacional para a qualificação do quadro funcional atuante na gestão do Estado brasileiro nas mais variadas instâncias administrativas. Segundo o professor Gasparetto, aprimoramento do pessoal da administração pública é uma urgência para potencialização dos serviços prestados pelo Estado, gerando, assim, melhores e mais eficientes resultados para o país.

No livro há, ainda, dois capítulos que abordam a gestão de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que são reflexões sobre IF’s no Rio Grande do Sul. Eles analisam a transparência e apresentam um comparativo entre as eficiências dos campi no estado. Segundo o professor, os dois trabalhos são uma ótima uma reflexão de todos aqueles que estão ligados aos Institutos Federais de Educação.

A obra foi publicada pela editora Atena e pode ser baixada gratuitamente em seu site.