Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 01 > Projeto de Treinamento Profissional oferece suporte a professores do Núcleo de Línguas

Professora Simone Muller coordena o projeto que atende a alunos da modalidade PROEJA no curso técnico em Secretariado

O projeto “Treinamento Profissional para alunos do curso Técnico em Secretariado”, coordenado pela professora Simone Muller, oferece um complemento à formação dos estudantes do curso através da prática da profissão na organização e apoio ao Núcleo de Línguas do Campus Juiz de Fora. A iniciativa busca estimular o bolsista na integração de diferentes funções e em sua preparação para o mercado de trabalho e é voltada para estudantes da modalidade de Educação Para Jovens e Adultos.

Simone explica que o projeto surgiu da necessidade de auxílio que os professores do Núcleo de Línguas tinham em tarefas como organização de documentos e livros, cópias de materiais para aulas, controle da solicitação de materiais, organização dos exames de proficiência e atendimento aos alunos, por exemplo. Com a vaga de Treinamento Profissional, foi possível colaborar com a organização do setor ao mesmo tempo em que o estudante beneficiado é estimulado no aprimoramento de sua formação.

“Daí  surgiu a ideia de selecionar um bolsista do curso de Secretariado, pois essas tarefas estão relacionadas às práticas desses profissionais e permitem que eles se aperfeiçoem no uso do computador, na escrita de documentos e na melhora do relacionamento interpessoal, tão necessário ao secretário, que deve saber como se comunicar adequadamente para ser gentil e ao mesmo tempo alcançar os seus objetivos com a linguagem.”

A professora complementa que, neste último ano, com a pandemia e a adaptação das atividades para o ensino remoto, houve uma necessidade ainda maior de se recorrer às ferramentas virtuais, o que foi uma oportunidade tanto para ela quanto para Fernanda Costa, bolsista  que atua no projeto. “Foi um aprendizado em conjunto. Organizamos murais virtuais e também um sarau virtual, e por detrás desses produtos houve muito planejamento, muitos telefonemas e mensagens, o que certamente gerou um aprimoramento da nossa comunicação e nos aproximou como professora e bolsista.”

Fernanda é bolsista de Treinamento Profissional e aluna do curso técnico em Secretariado na modalidade PROEJA. Ela conta que suas atividades a ajudam a trabalhar com as plataformas digitais e adquirir novos conhecimentos. “Nós trabalhamos bastante a comunicação online através de padlets, ferramenta que permite criar quadros virtuais para organizar a rotina de trabalho, trazendo notícias e informações úteis para os alunos. A participação no projeto tem me ajudado com relação à profissionalização pois atuo ativamente aqui no Instituto e, após aprender com profissionais da educação, ganho mais experiência e segurança em executar atividades desse tipo.”

Simone avalia como muito positivos os resultados atingidos até então e um outro evento, com novos murais virtuais, está sendo organizado. “Os alunos do curso técnico em Secretariado na modalidade PROEJA, muitas vezes, estavam longe do ambiente escolar há alguns anos e sentiam dificuldades em utilizar as ferramentas computacionais. Sendo assim, esse projeto é uma ótima oportunidade para que aprendam tarefas importantes para a sua vida profissional e desenvolvam habilidades fundamentais para suas carreiras”, finaliza.

Em nosso canal do Youtube, você pode assistir a este episódio do Feira de Ciências, assim como conhecer outros projetos cobertos pela editoria. Acesse aqui.