Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 01 > Trabalho de Conclusão de Curso mapeia soluções para a redução do impacto da construção civil
conteúdo

Pesquisa

Trabalho de Conclusão de Curso mapeia soluções para a redução do impacto da construção civil

A defesa foi apresentada pela engenheira Danielle Rios Garcia como conclusão da especialização em Sustentabilidade na Construção Civil

Para a conclusão da pós-graduação em Sustentabilidade na Construção Civil, a engenheira Danielle Garcia apresentou para a banca de avaliação sua pesquisa intitulada “Análise cienciométrica de propriedades térmicas de concretos com resíduos". Sob orientação da professora Cláudia Coura,  o trabalho foi desenvolvido com o intuito de elaborar um mapeamento na literatura sobre publicações que tratam da avaliação das propriedades térmicas de concretos com resíduos incorporados. 

O tema foi delimitado a partir do alto impacto do setor da construção civil no mundo, tanto em termos de emissões de gás carbônico (CO2), como em termos de consumo de energia. Segundo o relatório de 2020 da Global Alliance for Buildings and Construction, o segmento foi responsável por 38% do total das emissões globais de CO2, trazendo a necessidade de se repensar práticas sustentáveis para reduzir os efeitos nocivos ao meio ambiente.  

Já a utilização de energia em edificações representa 52% do consumo total no Brasil, responsável pela poluição da matriz energética, além do alto custo em consequência da escassez de recursos naturais. “Conhecer as propriedades térmicas dos materiais de construção civil é fundamental para que a performance energética da edificação possa ser estudada e aprimorada, visando maior conforto térmico para os habitantes e redução com gastos de energia elétrica ao longo dos anos de uso da edificação”, aponta Danielle. 

A pesquisa foi embasada através do mapeamento de artigos já publicados acerca do tema, construindo assim uma base de dados, além da utilização de um software para auxiliar na avaliação dos dados obtidos. Com o software foi possível analisar com assertividade o panorama desses estudos, permitindo assim, uma análise crítica sobre os resultados, na identificação de tendências e potenciais motivações para o uso das mesmas. 

Dentre as soluções possíveis para tornar as construções mais sustentáveis está a incorporação de resíduos no concreto, contribuindo assim para a redução do impacto no meio ambiente e na exploração de matéria-prima não renovável, além de reduzir a produção e o uso de resíduos que estão diretamente ligados com a alta emissão de gases poluentes de efeito estufa. 

“Com isso, o tema foi delimitado visando entender quais resíduos estão sendo mais estudados quando incorporados no concreto, incluindo a avaliação de suas propriedades térmicas. A partir desse estudo, lacunas de conhecimento acerca do tema podem ser estabelecidas para balizar outras pesquisas correlatas”, finaliza Danielle. 

registrado em: