Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 08 > Fique ligado nos prazos e nas exigências acadêmicas para o segundo semestre

Fique ligado nos prazos e nas exigências acadêmicas para o segundo semestre

Alunos de graduação e cursos técnicos subsequente ou concomitante devem ficar atentos aos formulários que estarão disponíveis a partir de setembro.

A Diretoria de Ensino (DDE) disponibiliza os formulários acadêmicos para todas as modalidades de curso do Campus Juiz de Fora neste segundo período letivo de 2022. Acompanhando cada link, há a descrição do período de submissão e público a quem se destina. Confira:

Para quem:  Graduação / Concomitante / Subsequente

Prazo: 01/09/2022 a 07/09/2022 e 14 a 16/09/2022

A cada semestre, o aluno acessa o SIGAA e se matricula nas disciplinas que deseja cursar naquele período, observando os pré-requisitos. Alunos que perderem o primeiro prazo terão uma segunda oportunidade nos dias 14 e 16 de setembro, porém, estarão sujeitos à pendência de vagas.

QUEBRA DE CO E/OU PRÉ-REQUISITO (CONCOMITANTE/SUBSEQUENTE)

QUEBRA DE CO E/OU PRÉ-REQUISITO (GRADUAÇÃO)

Prazo: 13/09/2022 - 16/09/2022

O aluno pode requerer a eliminação de co-requisito e/ou pré-requisito de, no máximo, duas disciplinas nos casos em que exista possibilidade de integralização do curso em até dois semestres letivos. Pré-requisito é uma disciplina ou estágio que o aluno deve concluir antes de fazer matrícula em uma outra disciplina ou estágio posterior. Co-Requisito seriam disciplinas cujo conteúdo precisa ser ministrado de forma concomitante ao de outra disciplina ou atividade por ser indispensável para o seu entendimento e compreensão. Sendo assim, devem ser cursadas no mesmo período.

APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS OU CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS ANTERIORES (CONCOMITANTE/SUBSEQUENTE)

APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS OU CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS ANTERIORES (GRADUAÇÃO)

Para quem: Concomitante / Subsequente

Prazo: 13/09/2022 - 16/09/2022

O procedimento pode ser feito caso o aluno já tenha cursado e sido aprovado numa ou mais disciplinas análogas, em estabelecimentos de ensino reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), desde que o conteúdo programático e a carga horária correspondam a, no mínimo, 75% das disciplinas equivalentes oferecidas pelo IF Sudeste MG. O aluno deve anexar ao requerimento cópias autenticadas ou acompanhadas dos originais do Histórico escolar, Matriz curricular e Ementas e Conteúdos Programáticos desenvolvidos na Instituição de origem.

O aproveitamento de conhecimentos e experiências anteriores deverá ser solicitado no Setor de Registros Acadêmicos, no período determinado no Calendário Acadêmico, mediante justificativa.

TRANCAMENTO DE CURSO

Para quem: Graduação / Integrado / Concomitante / Subsequente

Prazo: 13/09/2022 a 07/02/2023

Ato pelo qual o aluno interrompe temporariamente seus estudos, mantendo sua matrícula e o direito à vaga. Excepcionalmente, alunos de cursos integrados estão podendo solicitar trancamento de curso, desde que com autorização dos pais ou responsáveis, se forem menores de idade.

TRANCAMENTO DE COMPONENTE CURRICULAR (DISCIPLINA)

Prazo: 13/09/2022 a 27/10/2022

Processo pelo qual o aluno solicita trancar uma disciplina em que está matriculado.

AJUSTE DE MATRÍCULA

Prazo: 26/09/2022 a 27/09/2022

Procedimento pelo qual aluno pode ajustar sua grade de horários e disciplinas depois de encerrado o prazo de matrículas.

CANCELAMENTO DE CURSO

Para quem: Graduação / Integrado / Subsequente / Concomitante

Prazo: a qualquer momento do semestre letivo

Processo pelo qual o aluno interrompe de forma definitiva seus estudos no Instituto, perdendo a matrícula e o direito à vaga. Para alunos do Integrado menores de idade, é necessária autorização dos pais ou responsáveis.

SOLICITAÇÃO DE COLAÇÃO DE GRAU

Para quem: Graduação

Prazo: 21/11/2022 a 25/11/2022

Alunos da graduação que já integralizaram o curso e possuem prática profissional completa poderão solicitar participação na cerimônia de finalização de curso.