Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 11 > Aluno do Campus JF é vice-campeão do II Desafio de Startups do IF Sudeste MG

Aluno do Campus JF é vice-campeão do II Desafio de Startups do IF Sudeste MG

Aplicativo para auxiliar pessoas com Alzheimer dividiu a segunda colocação com a equipe Homelet, de Rio Pomba. Equipe vencedora é da unidade de Ubá.
Exibir carrossel de imagens Equipe FindCourse, vencedora do Desafio, junto com a organizadora e os jurados.JPG
  • ">

Um projeto do campus Juiz de Fora obteve a segunda colocação no II Desafio de Startups do IF Sudeste MG, realizado entre os dias 11 e 13 de novembro. O aplicativo LembraMe desenvolvido pelo aluno Braian Anderson, do curso de bacharelado em Sistemas de Informação, foi desenvolvido para auxíliar de pessoas portadoras do mal de Alzheimer com diversos recursos, como diário, alarmes e uma ferramenta de gameficação.

Para Braian, um evento como o Desafio de Startups é importante para a formação, pois traz uma oportunidade para se tirar uma ideia do papel e saber como criar uma startup. “Acredito que um evento como este auxilia muito na visão do que eu vou fazer quando eu sair da faculdade, de como seria criar uma startup e trabalhar em cima do seu produto”, afirma o aluno.

O evento, que teve como campeã o projeto FindCourse, uma ferramenta de busca de cursos profissionalizantes desenvolvida por uma equipe do Campus avançado de Ubá;  proporcionou aos participantes o contato com mentores, servidores do IF Sudeste MG, que auxiliaram os estudantes no desenvolvimento de suas ideias.

Outro projeto do Campus JF também foi premiado, ficando com o terceiro lugar. O Plano de Saúde Eletrônico, desenvolvido pelos alunos de Engenharia Mecatrônica Mateus Coimbra e Hugo Assis, é uma plataforma que aproxima empresas de saúde e profissionais da área aos pacientes, otimizando o agendamento de consultas e procedimentos, além de um pagamento facilitado.

Fabiano Nejaim, da startup Tá na Escuta, aplicativo de entregas expressas on-line, foi um dos avaliadores dos projetos e destacou que este tipo de evento pode semear o empreendedorismo nos estudantes. “O desafio é muito importante para que você fomente a ideia, que é a parte principal de um projeto; e transforme um produto, para que ele possa ser útil, inclusive para a sociedade”.

Para a diretora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do IF Sudeste MG (Nittec), Flávia Ruback, o saldo da segunda edição do Desafio de Startups foi bem positivo, pois houve uma melhoria significativa na qualidade dos projetos. Destacou, ainda, a importância do evento, que promove um network entre alunos e professores de diversos campi, além do contato com empresários do ecossistema de inovação. “A gente extrapola as barreiras da sala de aula, tem contato com mentores e com bancas de avaliação de empresários, que também já passaram por esse tipo de processo”.