Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 07 > Aluno de Engenharia Mecatrônica defende primeiro TCC on line do Campus Juiz de Fora
conteúdo

Destaque

Aluno de Engenharia Mecatrônica defende primeiro TCC on line do Campus Juiz de Fora

O agora engenheiro Leandro Barbosa propôs melhorias no funcionamento de máquina formadora de tubo em empresas que atuam no ramo de ferro e aço.
Foto: Msesteiras

Foto: Msesteiras

Estudo de caso: Uma proposta de melhoria ao desgaste dos rolamentos dos castelos de uma máquina formadora de tubo” foi o tema do Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecatrônica desenvolvido pelo estudante Leandro Barbosa. A apresentação ocorreu no dia 8 de junho e foi a primeira defesa realizada de forma remota no Campus Juiz de Fora.  O trabalho foi orientado pelo professor Luís Oscar de Araujo. 

O interesse pela pesquisa surgiu durante a permanência de Leandro como estagiário em uma empresa que atua no ramo de ferro e aço. Neste período, observou que sempre acontecia uma manutenção nos rolamentos dos castelos de formadoras de tubo. Em conversa com o  professor Luís Oscar de Araujo, seu orientador, tiveram a ideia de buscar uma explicação e uma solução para minimizar esses acontecimentos. Em contato com a equipe de manutenção, chegaram as possíveis causas das falhas que depois foram confirmadas através de consultas a manuais e estudos sobre o assunto.

Com as causas na mãos, o engenheiro buscou a solução para todas, no intuito de solucionar o problema. “Escolhi um tema que vivenciei no meu estágio ao longo de 2019, um problema que se repetia com bastante frequência. Então vi um espaço onde eu poderia aplicar meus conhecimentos, descobrir o por quê e buscar a melhora do processo”. Com isso, chegou ao resultado com uma proposta barata e muito rentável para a solução do problema. 

A trajetória do agora engenheiro no IF começou em 2010, no curso técnico de Eletromecânica e durante esse período, foi se apaixonando pelo curso e resolveu continuar seus estudos no Campus. O aluno ainda diz que “e assim, entrei pra graduação em Engenharia Mecatrônica onde minhas expectativas foram cumpridas. Esta Instituição foi muito importante para meu crescimento profissional e pessoal.” Quanto a forma de apresentação, Leandro diz que não houve nenhuma complicação em apresentar online e ainda agradeceu o Instituto pela oportunidade de concluir essa etapa neste período de pandemia. O TCC foi apresentado de forma online por meio de uma videoconferência e contou com os professores do Núcleo de Mecânica, José Luiz Cuco e Sara Del Vecchio, que compuseram a banca examinadora. 



 

 

registrado em: