Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 02 > Estudantes desenvolvem site para visita virtual de pontos turísticos

Estudantes desenvolvem site para visita virtual de pontos turísticos

O projeto JF View foi criado pelos professores Roberto de Carvalho Ferreira e Ana Cláudia Martins de Souza e conta com a participação de alunos bolsistas do curso de Informática integrado.

Que tal visitar pontos turísticos de Juiz de Fora sem sair de casa? Essa é a proposta do projeto JF View, coordenado pelos professores do Núcleo de Informática, um site onde o internauta pode fazer uma imersão em um ambiente composto por imagens, possibilitando a mesma sensação de estar presente no local visitado.

O objetivo desta iniciativa é pesquisar e estudar as tecnologias existentes para a construção de visitas virtuais, a partir de imagens obtidas por máquinas fotográficas digitais. O local escolhido para ser o primeiro ponto turístico de Juiz de Fora foi o Museu Mariano Procópio e a visita virtual pode ser feita no site.

O aluno  Kaio dos Santos ,do curso Informática Integrado, é bolsista do projeto e conta que o JF View foi criado com o objetivo de trazer mais visibilidade aos pontos turísticos de Juiz de Fora, por meio de uma visita virtual. O projeto também serviu para dar novos aprendizados aos alunos e, além disso, o estudante destaca o trabalho em conjunto. “Até então eu programava sempre sozinho e no JF View tive a vivência de estar em um time de desenvolvimento. Além disso, tive também acesso à bibliotecas e tecnologias interessantes, na visão computacional”.

Kaio destaca, ainda, que a equipe se preocupou em criar um site com potencial para ser totalmente utilizável e, também, proporcionar aos alunos que participaram do projeto uma experiência com uma tecnologia inovadora e que tem tudo para crescer ainda mais no mercado.

Para os coordenadores, o projeto apresentou uma nova perspectiva de trabalho e possibilitou que os estudantes utilizem os conhecimentos adquiridos para a criação de um produto diferenciado. Além disso, o JF View apresentou um novo nicho de mercado para os alunos. “A partir dos conhecimentos adquiridos, eles podem promover novos projetos para a criação de visitas virtuais a outros pontos de interesse como, por exemplo, aos campi do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais”.