Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 10 > Aplicações de fundamentos da física no dia a dia são apresentadas em protótipos

Aplicações de fundamentos da física no dia a dia são apresentadas em protótipos

Ideias e construções de baixo custo criadas por estudantes podem trazer benefícios para a sociedade. Exposição integra a programação da Secitec.

“Não basta apernas aprender os conceitos de física. É necessário saber aplicar esses conceitos no cotidiano de forma prática”. Com esse objetivo, o professor Wagner da Cruz Seabra desafiou seus alunos a criarem ideias e construções de baixo custo que podem trazer benefícios para a sociedade, cujos funcionamentos devem ser relacionados aos fenômenos eletromagnéticos. Esses trabalhos foram expostos na manhã desta quinta-feira (17), durante a Secitec 2019.

De acordo com o Seabra, a atividade também visa aplicabilidade técnica dos artefatos criados de acordo com as áreas de atuação dos alunos. Dessa forma, quem visitou a exposição pôde verificar trabalhos relacionados à Informática, Eletrotécnica, Eletromecânica, Mecânica e Metalurgia. “Cada equipe explorou um ou mais fenômenos eletromagnéticos, tais como: geração e transformação de energia e indução. Os artefatos foram projetados e construídos com imaginação, criatividade, originalidade e utilizando materiais de baixo custo e de fácil aquisição”, explica.

Uma das equipes criou o protótipo de um lança projétil, utilizando os princípios do canhão eletromagnético, conhecido como Gausus. Em um tubo de PVC e utilizando bolinhas metálicas e imã, os estudantes simularam um motor linear de indução que acelera um projétil a altas velocidades. A estudante Sara Aureliano Nogueira, do 3º ano integrado de Metalurgia, explica que a técnica alcança uma maior potência que as armas de fogo, que utilizam o princípio da combustão.

Também propondo soluções para substituir a técnica de combustão, o grupo liderado pela estudante Laura de Melo, do 3º ano de Metalurgia, criou o protótipo de um motor de pistão utilizando campos eletromagnéticos que, em circuito, fazem o sistema funcionar. Ela conta que ao desenvolver esse tipo de atividade, vários conhecimentos são aplicados. “Vamos muito além daquilo que aprendemos em sala de aula, pois precisamos pesquisar vários outros fundamentos para fazer a coisa funcionar”.

A exposição continua nessa sexta-feira (18), a partir das 08h, na sala 107 do Bloco D.

Por Pedro Lima