Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 02 > Estudantes relatam expectativas com o início do ano letivo
conteúdo

Destaque

Estudantes relatam expectativas com o início do ano letivo

Atividades tiveram início nesta quarta-feira (12).

As aulas tiveram início nesta quarta-feira (12), mas os novos alunos participaram de um acolhimento especial no dia anterior. Foi feita uma apresentação sobre o Campus Juiz de Fora para que pudessem conhecer toda a rotina administrativa e os procedimentos educacionais que farão parte de sua trajetória na instituição.  Após este encontro, acompanhado dos coordenadores de cada curso, os calouros foram direcionados a seus blocos de ensino para conhecer melhor a estrutura, plano de trabalho e ter um contato melhor com seus colegas de classe. Boas expectativas marcaram esse momento.  

O estudante Moisés Saar, do curso de Eletromecânica Integrado, se diz  bem esperançoso com a nova etapa que está começando. “É um sonho estar aqui. Espero conviver com muita gente, ter aulas legais, imagino que vai ser  maravilhoso”. O calouro não está amedrontado com a nova rotina, tem boas expectativas para lidar com mais pessoas e acredita que isso seja importante para alcançar os objetivos. "Quero desfrutar ao máximo do Campus durante esses três anos e desejo sair daqui com conhecimentos que vão além da sala de aula. Quero participar dos projetos de música e esporte para me aperfeiçoar cada vez mais". 

 Expectativa semelhante ao do aluno Hugo Vasconcellos, de Eletrotécnica Integrado. Ele escolheu o curso por ter uma vontade de fazer algo a mais do que o ensino médio padrão e enxerga no IF uma oportunidade de enriquecer seu diploma, além de adquirir mais experiências e ter vantagens no mercado de trabalho. “Quando descobri que teria mais disciplinas do que o convencional, tive medo de não aguentar a rotina, mas estou confiante, espero ter conhecimentos além da sala de aula e continuar crescendo.”

Mas não são somente os novatos que estão com boas expectativas para o novo ano no campus Juiz de Fora. Rodrigo Arruda, que está no segundo ano de  Edificações  Integrado, se sente mais preparado do que no ano anterior e diz estar mais a vontade no Instituto. “Ano passado foi tudo muito novo pra mim, agora já estou mais acostumado com a rotina, sobre o que fazer, para onde ir. Vim de uma escola que só tinha aulas de manhã, tive me acostumar com o integral, com as matérias do técnico, mas está dando tudo certo.” 

E para aqueles que estão no último ano, o sentimento é duplo. Além da felicidade com o retorno das aulas, existe também a nostalgia dos anos passados. Grilo, como é conhecido o estudante Matheus Costa, que está no terceiro ano de  Informática Integrado, diz que gosta do Campus e é certo que vai sentir saudade. “Graças a um ensino de qualidade, aprendi muitas coisas na questão acadêmica, mas não foi só isso. Aqui a gente conhece muita coisa, aprendi mais sobre política, falar em público e também me conheci mais”.  Grilo é coordenador de um coletivo LGBT e diz que o mesmo o ajudou a se sentir mais seguro e ter contato com mais pessoas. Quando perguntado o conselho que daria para os novos alunos, ele é categórico: “vai ser difícil, é uma rotina pesada, mas com bom humor e força de vontade vocês vão conseguir!” 

 

registrado em: ,