Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 07 > Campanha promove doação de instrumentos musicais para projetos artísticos do Campus JF
conteúdo

Geral

Campanha promove doação de instrumentos musicais para projetos artísticos do Campus JF

Lançamento acontece no próximo sábado, dia 29. Os materiais podem ser entregues na Assessoria de Comunicação, das 9h às 17h, a partir do dia 1° de Julho

Uma campanha de doação de instrumentos musicais terá início a partir do próximo sábado, dia 29, no Campus Juiz de Fora. A iniciativa é da professora Helen Barra e tem como objetivo arrecadar objetos para dar suporte às atividades do projeto de extensão “Musica para Todos”, que leva arte para a vida de servidores da instituição e membros da comunidade externa.

As doações devem ser feitas na Assessoria de Comunicação, na Sala Modular localizada em frente ao Bloco O, das 9h às 17h. Serão recebidos instrumentos em qualquer estado de conservação. Caso não sirvam para uso dos alunos, serão utilizados em uma exposição.

Helen explica que a campanha foi idealizada por conta dos recentes cortes no orçamento que impossibilitaram  a aquisição dos materiais licitados no começo do ano. “A ausência de instrumentos musicais afetam, diretamente, o funcionamento dos projetos de música, impossibilitando o bom desempenho das atividades”, destaca.

 

A música e a educação

Idealizadora do programa de extensão “Música para todos”, Helen Barra une música e educação com os projetos “Jovens Músicos do IF”, “Canta IF” e o “Ritmos do Maracatu”. Todos são gratuitos e abertos à comunidade, bastando ao interessado comparecer no dia e horário das atividades no Bloco J.

O Coral “Canta IF” acontece às quintas-feiras, das 18h às 19h20, é uma oportunidade de educar vozes e ouvidos, trabalhando a forma correta de emissão do som. “Por meio de técnicas e de um repertório musical, o futuro cantor é levado a descobrir uma forma confortável de utilizar a sua voz, de respirar corretamente e de respeitar os seus limites vocais”, pontua a professora.

Já o projeto “Jovens Músicos”, que acontece às quartas-feiras, das 17h às 18h30, é uma prática de conjunto instrumental. “A ideia é propiciar o desenvolvimento de habilidades e competências motoras, cognitivas, relacionais e perceptivas dos participantes. Ele representa uma oportunidade enriquecedora, tanto para os praticantes da música, como para os ouvintes”.

O “Ritmos do Maracatu” oferece oficinas gratuitas de percussão, canto, dança e construção de instrumentos de Maracatu. As aulas acontecem às segundas-feiras, das 17h às 18h30.

 

Por Amanda Ferreira
Revisão: Pedro Lima
registrado em: ,