Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 10 > Comunidade pode acompanhar consumo de energia elétrica mês a mês do Campus JF
conteúdo

Destaque

Comunidade pode acompanhar consumo de energia elétrica mês a mês do Campus JF

Painel foi elaborado pela Diretoria de Administração e Planejamento e atende ao Decreto Federal 10.770/21, de 25 de agosto de 2021, que estabelece medidas para a redução do consumo de energia elétrica.

A Diretoria de Administração e Planejamento (DAP) do Campus Juiz de Fora elaborou um painel para o acompanhamento do consumo de energia elétrica  e da redução mês a mês dos custos com eletricidade. Esta iniciativa atende ao Decreto Federal 10.770/21, de 25 de agosto de 2021, que estabelece medidas para a redução do consumo de energia elétrica no âmbito da administração pública federal. O relatório está disponível na página institucional da DAP ou através deste link.

O Campus JF já promoveu duas grandes ações de sustentabilidade energética em suas instalações. Em 2020, foi realizado um projeto de eficiência das instalações elétricas, que contemplou a substituição de 2.648 lâmpadas ineficientes por lâmpadas/luminárias com tecnologia LED e a substituição de três equipamentos de condicionamento ambiental. Com a implementação de tais ações estima-se economia anual de energia de até 240,00 MWh (36,9%). Isto foi possível graças a um termo de cooperação técnica firmado entre o IF Sudeste MG e a Cemig por meio do Programa de Eficiência Energética da Aneel. 

Já a segunda ação, em 2021, é a instalação de uma usina fotovoltaica, com capacidade anual de geração prevista em torno de 360 mil kWh. Este montante corresponde a mais da metade do consumo do Instituto e contribuirá significativamente com a meta de redução de 70% nos gastos atuais com energia elétrica. Em fase final de execução, com previsão de conclusão ainda neste ano, serão instalados um total de 624 módulos fotovoltaicos totalizando 240,24 kWp.

Ambas as ações de redução do consumo de energia elétrica já foram temas de matérias em nosso site. Sobre o projeto de eficiência das instalações elétricas, acesse este link. Já sobre a instalação da usina fotovoltaica, clique aqui. Além disso, a editoria Contexto abordou estes assuntos nesta reportagem.

registrado em: