Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 01 > Organização da Secitec destaca resultados satisfatórios em versão online

Organização da Secitec destaca resultados satisfatórios em versão online

As mesas temáticas do evento foram transmitidas no canal de Youtube do campus. Ao todo, 48 trabalhos foram apresentados.

A Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) do Campus Juiz de Fora de 2020 foi realizada de forma online durante os dias 19, 20 e 21 de janeiro de 2021. As sessões temáticas foram transmitidas através do canal de YouTube do campus. No entanto, devido à situação imposta pela pandemia, o evento contou apenas com as apresentações de alunos ligados a projetos de Iniciação Científica e de Pós-graduação, que é o Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação. Ao todo, foram apresentados 48 trabalhos.

Segundo o coordenador de pesquisa da Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Campus Juiz de Fora (DPIPG), Alessandro Del'Duca, o número de trabalhos apresentados diminuiu em relação à edição anterior da Secitec. No entanto, não considera uma grande redução, devido ao contexto atual. Destaca, ainda, que apesar das adaptações que precisaram ser feitas, o evento foi um sucesso. “Todas as apresentações foram de muito bom nível. Acho que sairemos, após o evento, mais fortes enquanto instituição de ensino, pesquisa e extensão, pois estamos mostrando que sabemos trabalhar (e muito bem), que nossos trabalhos estão sendo desenvolvidos e nunca pararam mesmo com a adversidade do contexto da pandemia”.

A professora Gheysa Lemes Gonçalves Gama, do Núcleo de Eventos, que coordenou três trabalhos apresentados na Secitec, destacou a importância deste evento e da pesquisa para a formação dos alunos, proporcionando a possibilidade de visão de mundo além do conhecimento empírico. Ela destaca que o conhecimento científico  exige a utilização de métodos, processos, técnicas especiais para análise, compreensão e intervenção na realidade. “Além disso, participar de um projeto é sempre uma ocasião de aprender, também, a trabalhar em equipe, a ter responsabilidade, lidar com eventuais diferenças e aprender a cooperar, esse processo também é rico em aprendizados”.

Todos os níveis de ensino do campus, técnico, graduação e pós-graduação, participaram da Secitec 2020. Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciência da Computação; Engenharias; Ciências Sociais Aplicadas, Humanas, Linguística, Letras e Artes; e Sustentabilidade na Construção Civil foram as áreas do conhecimento abordadas nesta edição do evento.

As sessões temáticas foram gravadas e estão disponíveis no canal de Youtube do Campus Juiz de Fora.