Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 05 > Engenharia Elétrica é o novo curso de graduação do Campus JF

Engenharia Elétrica é o novo curso de graduação do Campus JF

Aulas terão início a partir do segundo semestre de 2022. Inscrições para o processo seletivo terão início ainda neste mês de maio.

O Campus Juiz de Fora irá inaugurar uma nova graduação a partir de setembro de 2022. O curso de Engenharia Elétrica, aprovado por unanimidade pelo Conselho Superior, terá duração de cinco anos e forma profissionais qualificados com título de bacharel. O coordenador do novo curso, professor  Thiago Castro, comenta como se deu o processo de implementação e dá mais detalhes sobre sua estrutura curricular.

O curso busca a formação de um engenheiro eletricista qualificado no âmbito tecnológico de maneira generalizada e politécnica. O profissional formado no Campus terá habilitação de bacharel em engenharia elétrica e contará com ampla atuação profissional na construção civil, automação, fornecimento de energia, telecomunicações, eletrotécnica e áreas afins.

Com a consolidação dos cursos de graduação já oferecidos no Campus, Thiago conta que diferentes núcleos do Instituto se uniram para viabilizar a implementação do novo curso de Engenharia Elétrica. “Entendemos que seria o momento ideal para utilizar os recursos físicos do Campus e otimizar os recursos humanos do corpo docente. Em  2017 começamos um estudo mais aprofundado sobre a demanda de cursos no país, e em 2021 realizamos a proposta sob um viés generalista politécnico. Obtivemos a aprovação do Conselho Superior em agosto de 2021, de forma unânime, o que mostrou o alinhamento que o Instituto tinha com a proposta do curso.”

A nova graduação é ofertada de forma integral e prioritariamente no turno matutino. Ela foi organizada nos mesmos moldes dos demais cursos de engenharia do Campus, com uma duração de 5 anos, com 10 períodos. A entrada será anual, no meio do ano, integrando-se aos cursos de Engenharia Mecatrônica, com entrada semestral, e de Engenharia Metalúrgica, com entrada anual no início do ano. A primeira turma será formada no segundo semestre de 2022, a partir de 13 de setembro, através de processo seletivo e de vagas do Sistema de Seleção Unificada, o SISU.

Thiago relata que, dada sua natureza tecnológica, o curso tem grande potencial de integração com os demais núcleos do Instituto. Ele trabalha assuntos que se relacionam com os cursos técnicos de Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica e Eletromecânica, o que virá a auxiliar o Campus na verticalização dos conhecimentos. Dessa forma, os alunos podem ter uma formação continuada, entrando no Instituto a partir do ensino técnico integrado e seguindo depois para a graduação numa área correlata.

Ele também coloca que a oferta da graduação em Engenharia Elétrica fortalece o Campus Juiz de Fora, dada sua expertise nas áreas de tecnologia. “Fortalecendo a área de engenharia, construímos um importante tripé tecnológico dentro do Campus, nas áreas de metalurgia, eletricidade e mecatrônica, consolidando Juiz de Fora como um centro tecnológico e científico do país. Além disso, ele vai ser mais um elemento a contribuir com o plano de desenvolvimento institucional do Instituto de levar ensino gratuito à região”, conclui.