Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 03 > Diretoria do Campus JF lança cartilha com orientações sobre compras unificadas do IF Sudeste MG
conteúdo

Geral

Diretoria do Campus JF lança cartilha com orientações sobre compras unificadas do IF Sudeste MG

O objetivo é auxiliar os departamentos acadêmicos na requisição de materiais e equipamentos.

A Diretoria de Administração e Planejamento do Campus Juiz de Fora elaborou uma cartilha com orientações sobre o processo de compras unificadas do IF Sudeste MG, com o objetivo de auxiliar os Departamentos Acadêmicos na requisição de materiais e equipamentos e traz informações básicas sobre licitações, o papel dos requisitantes do campus e suas responsabilidades enquanto demandantes de compras e contratações.

Cada Departamento, juntamente com seus núcleos, deve realizar anualmente o planejamento do material, equipamento ou serviço que será necessário para suas atividades para o ano seguinte. Após o planejamento unificado do IF Sudeste MG, será elaborado o calendário de contratações do Campus Juiz de Fora. A partir das datas definidas, os requisitantes deverão elaborar os documentos necessários, abrir o processo de demanda no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) e encaminhar o processo com os documentos para a Coordenação de Licitações.

Em seguida, os requisitantes devem formalizar a demanda, para que seja feita a abertura de processo administrativo no SIPAC, com a inserção dos documentos necessários para identificar a solicitação e iniciar o processo de licitação. Os documentos que devem compor o processo são os seguintes: Documento de Oficialização da Demanda (DOD); Estudo Técnico Preliminar (ETP); Pesquisa de Preços e Termo de Referência.

Após a formalização da demanda por parte dos departamentos e a abertura de processo de solicitação de contratações no SIPAC, o mesmo deve ser encaminhado para a Coordenação de Licitações, que ficará responsável pela análise do processo, indicação da modalidade de licitação, abertura de processo licitatório, entre outras tarefas.

Realizado o pregão e vencidas todas as suas fases, a Coordenação de Licitações irá providenciar a confecção e o envio das Atas de Registro de Preços para assinatura dos fornecedores. Concluída esta etapa, será lançada no sistema Comprasnet a validade das atas e assim os itens estarão disponíveis para o empenho.

Dentro do prazo de validade das atas de registro de preços, o departamento requisitante poderá solicitar o empenho dos itens que foram licitados. Para que o empenho possa ser emitido deve haver a previsão da despesa com a aquisição ou contratação pretendida, seguindo a orientação da Coordenação de Controle Orçamentário e Financeiro. Tal procedimento estará disponível para os requisitantes na página da Diretoria de Administração e Planejamento.

 

Confira a cartilha abaixo

 

 

registrado em: