Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 12 > Entenda quais as atribuições dos quatro centros acadêmicos do Campus JF

Entenda quais as atribuições dos quatro centros acadêmicos do Campus JF

Os direitos e interesses coletivos dos estudantes dos cursos de Engenharia Mecatrônica, Engenharia Metalúrgica, Bacharelado em Sistemas de Informação e Licenciatura em Física são defendidos por esses órgãos perante as instâncias colegiadas.

O Campus Juiz de Fora possui quatro cursos de graduação, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Metalúrgica, Bacharelado em Sistemas de Informação e Licenciatura em Física. A representatividade desses estudantes são asseguradas pelos Centros Acadêmicos. Nessa reportagem conheça as atribuições desses órgãos estudantis e algumas das ações desenvolvidas ao longo do ano.

Os centros acadêmicos são um canal de comunicação dos alunos de graduação com a coordenação dos cursos e direção do Campus, defendendo seus direitos e expondo suas necessidades. Além disso, fazem a representação dos estudantes junto a todas as instâncias colegiadas, dentre elas o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão; o Conselho do Campus e o Conselho Superior do Instituto.

As salas dos centros acadêmicos ficam em um local estratégico, no prédio do Centro Administrativo, bem próximas ás diretorias sistêmicas. Elas estão abertas para os graduandos de cada curso poderem ter um espaço para o estudo e também de interação com os colegas. No local  são realizadas reuniões quando são discutidos assuntos relativos aos cursos e como são feitas as representações perante a coordenação e a direção da unidade. A estrutura interna é formada pela presidência, vice-presidência, secretário e diretorias, que variam de um centro para o outro. O processo seletivo é anual e também varia de acordo com cada regimento interno.

O aluno de  Engenharia Mecatrônica, Lucas Pinto, é secretário da presidência do Centro Acadêmico do seu curso e destaca que, além da representação estudantil, o órgão promove eventos, como a Semana das Engenharias. “Este evento traz para os alunos assuntos que agregam o conhecimento além da sala de aula, sendo nosso maior trabalho durante o ano”.

Além de eventos, auxiliam os alunos nos estudos. Pedro Henrique Ferreira, presidente do Centro Acadêmico de Sistemas de Informação (Casi), explica que são realizados aulões próximos às datas das provas das disciplinas de cada semestre, para que os alunos possam ter um melhor entendimento dos conteúdos. Destaca, ainda, que a sala do Casi está sempre aberta aos colegas. “A gente tenta manter sempre a sala aberta para os alunos, tanto para interação, quanto para estudo”.

registrado em: ,