Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 08 > Estudantes fotografam erros e acertos de motoristas no trânsito de Juiz de Fora

Estudantes fotografam erros e acertos de motoristas no trânsito de Juiz de Fora

As imagens foram registradas para o Concurso Cultural de Fotografias “Trânsito: respeitar é o foco!”, organizado por docentes do curso técnico em Transporte Rodoviário.

Professores do Campus JF organizaram o Concurso Cultural de Fotografias “Trânsito: respeitar é o foco!”, com o objetivo fomentar o desenvolvimento da observação crítica dos alunos do curso técnico em Transporte Rodoviário, por meio do incentivo à produção de registros fotográficos que ilustram cenas e situações sobre o trânsito na cidade de Juiz de Fora.

De acordo com a professora Yvonne Archanjo Massucate Barbosa, esta foi a segunda edição do concurso de fotografias. A primeira ocorreu em 2019 como parte de um projeto de extensão com a até então Secretaria de Transporte e Trânsito da Prefeitura de Juiz de Fora, intitulado “Projeto Transitar”. A ideia da realização do evento “surgiu para incentivar os alunos a observarem o trânsito e identificar as ações positivas e negativas presentes”.

O concurso apresentou as seguintes categorias, as quais os inscritos enviaram fotografias que atendiam os critérios estabelecidos:

• I – “Xi...errou o foco!”: categoria que contempla fotografias que mostrem situações  inadequadas no trânsito, com descumprimento às normas e imprudências; e
  • II – “Mandou bem!”: categoria que contempla fotografias que mostram situações nas quais as normas de trânsito estão sendo respeitadas.

O vencedor foi o estudante Wilian César da Silva Alves, premiado com uma pizza tamanho família, além de um certificado. Entusiasta da fotografia, Wilian fez o clique vencedor no estacionamento da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde um carro, sem o adesivo indicando que o motorista é uma pessoa com deficiência, estava estacionado na vaga reservada às PcD. “(O motorista) ignorou que outra pessoa poderia chegar ali e precisar daquela vaga. Estacionou o veículo totalmente errado, ocupou duas vagas, ignorando a placa, a sinalização vertical e as duas sinalizações horizontais”, explica.

A comissão julgadora avaliou as fotos enviadas segundo os critérios da criatividade, do impacto visual e da relevância da informação da foto. Confira as fotografias vencedoras:

1º lugar: Wilian César da Silva Alves

2º lugar: Sheila Gomes Dias