Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 03 > Curso Pré-IF alcança mais de 50% de aprovação de alunos em processo seletivo

Curso Pré-IF alcança mais de 50% de aprovação de alunos em processo seletivo

Professores comemoram resultado positivo e já planejam ações para serem executadas quando as atividades forem retomadas.

O curso preparatório para o processo seletivo do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, o projeto de extensão Pré-IF do Campus Juiz de Fora, comemora a aprovação de 23 dos 40 estudantes que tiveram acesso as aulas preparatórias no ano passado.  A taxa de aproveitamento  supera 57%, o que, segundo a coordenação do curso, é um resultado positivo.

O Curso Pré-IF foi criado, em 2016, como um preparatório para alunos do nono ano de escolas públicas. Além das aulas das disciplinas cobradas nas provas, os estudantes têm a oportunidade de conhecer o campus, conversar com os alunos do IF e visitar os laboratórios, para irem se familiarizando com a instituição e, também, auxiliar na escolha do curso técnico. O corpo docente é formado por professores e servidores do campus, além de integrantes da comunidade externa. Todos atuam de forma voluntária.

Segundo o coordenador do projeto, Isaac da Silva Elias, durante o curso preparatório os alunos têm contato com conteúdos que vão além dos abordados na prova do processo seletivo, para que os mesmos, ao serem aprovados, estejam melhor preparados para o nível de exigência do Instituto. “Colocamos dois objetivos principais para o projeto. Primeiro, aprovar o maior número de alunos possível. Segundo, passar o máximo de conteúdo, para que, quando for aprovado no processo seletivo, o aluno não esteja com uma educação muito defasada , com isso, não haja um aumento da evasão escolar”.

A fala de Isaac está de acordo com o que a aluna Isabelle de Souza Santos, do curso de Eletromecânica Integrado e ex-aluno do Curso Pré-IF, pensa sobre o projeto. Na visão dela, os conteúdos ensinados no Pré-IF não só ajudaram ela a passar no processo seletivo como, também, nas provas da escola em que ela estudava. Ela destaca, ainda, a amizade feita com alunos e professores do curso. “O Pré-IF não foi apenas um curso para mim. Fiz novas amizades, até mesmo com os professores, que estão disponíveis para me ajudar até hoje’.

Para o professor João Paulo Lima de Miranda, do Núcleo de Geografia, o sucesso do curso vai além da taxa de aprovados para o Campus Juiz de Fora. “O projeto teve um sucesso tão grande, que os outros campi do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais também criaram um cursinho preparatório, cada um a sua maneira”, destaca.

Para participar do curso é necessário estar matriculado em uma escola pública e participar de um processo seletivo que acontece sempre no início do ano. A turma de 2020 já foi selecionada e estão com as atividades suspensas, atendendo a recomendação das autoridades. Neste período, os professores do curso planejam as ações que devem ser implementadas ao longo do ano.

registrado em: ,