Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 07 > Projeto de eficiência energética inicia segunda etapa
conteúdo

Geral

Projeto de eficiência energética inicia segunda etapa

Estão previstas troca de lâmpadas de baixa eficiência por iluminação LED e outros aparelhos de todos os ambientes do Campus Juiz de Fora.

Começa nesta segunda-feira (29) a segunda etapa do projeto de eficientização energética que prevê a troca de lâmpadas de baixa eficiência por iluminação LED e outros aparelhos de todos os ambientes do Campus Juiz de Fora, visando reduzir o consumo de energia.   O projeto, no valor de R$ 496.812,76, é financiado pela Cemig e executado pela empresa Deode.

Todas as lâmpadas fluorescentes tubulares e de bulbo serão trocadas. Também as luzes da quadra, do anel viário, vestiários, salas de professores, setores administrativos, e todos os pontos onde hajam lâmpadas ineficientes, totalizam mais de 2.500 lâmpadas. Além das lâmpadas, serão trocados três condicionadores de ar de uso contínuo na telemática e sala de reuniões do administrativo. O coordenador do projeto, professor Filipe La Gatta, diz que não é só uma substituição de lâmpadas, pois o acionamento da lâmpada led envolve acessórios diferentes das lâmpadas fluorescentes. "Em alguns casos haverá instalação de calha. De modo geral a direção do Campus, todas suas diretorias relacionadas e departamentos se dispuseram a colaborar no que for preciso".

Em fevereiro  projeto teve início com a medição do uso de energia nos espaços do Campus por amostragem. Para isso, foram instalados medidores de energia em alguns espaços selecionados. Após essa etapa, os dados foram apresentados à Cemig e o plano de medição foi aprovado. Posteriormente, passou-se para a etapa de aquisição dos materiais, que foram comprados pela Deode e todos recebem selo procel nível “A” de eficiência energética. Há previsão que todos os trabalhos já tenham sido realizados até o dia 14 de agosto, com boa projeção de encurtamento deste tempo.

Ex-alunos participam do projeto

Gabriel Amarante e Renan Dias são engenheiros mecatrônicos formados no Campus Juiz de Fora. Já atuantes no mercado, eles retornaram para a instituição como integrantes da empresa Deode, responsável pelo desenvolvimento de do projeto que  visa reduzir o consumo de energia nas instalações da unidade. 

 Os engenheiros destacam que os ensinamentos adquiridos no IF foram de grande importância para que o projeto fosse desenvolvido. Conforme Gabriel,  “o curso trouxe toda a base para que eu estivesse apto a ingressar na empresa, na oportunidade do estágio e para desenvolver novas habilidades e conhecimentos no âmbito técnico e comportamental. Diversas matérias da grade foram de grande ajuda no desenvolvimento do meu trabalho atualmente.”

 Já para Renan, é satisfatório poder contribuir com melhorias e redução de custos onde aprendeu boa parte de tudo que aplica hoje no trabalho. “Além de contribuir para uma sociedade mais sustentável, poder retribuir de alguma forma toda dedicação das pessoas que fazem parte do IF é uma grande realização. O maior aprendizado adquirido além dos ensinamentos técnicos, foram os conselhos e orientações em atividades de extensão.Isso auxiliou muito na hora de ir para o mercado, solucionar problemas e enxergar oportunidades de melhoria nos projetos que estive envolvido.”

 

 

registrado em: