Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 11 > Especialistas reconhecem potencial de startup desenvolvida por estudantes
conteúdo

Geral

Especialistas reconhecem potencial de startup desenvolvida por estudantes

Laís Alves da Silva e Jefferson Luís da Silva criaram a plataforma EnergyEasy para gerar energia elétrica a partir da pressão estabelecida pelo peso gado em contato com o piso. Projeto foi finalista do Desafio de Startups da Embrapa.

“Foi uma experiência incrível”. A afirmação é da estudante Laís Alves da Silva, do curso de Sistemas de Informação, ao descrever sua participação na final do II Desafio de Startups, promovido pela Embrapa através do projeto Ideas for Milk. O projeto dela, EnergyEasy, desenvolvido em parceria com o aluno Jefferson Luís da Silva, do curso de Engenharia Mecatrônica; foi selecionado entre 57 inscritos de todo o país. Não saiu vitorioso da competição, mas revelou-se de grande potencial para o mercado do agronegócio.

O resultado foi divulgado na noite da última sexta-feira (22), no tradicional espaço Cubo, em São Paulo. O projeto vencedor foi o Volutech, desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Consiste em um sensor que mede o volume de leite nos tanques, substituindo o método da régua, que possui uma enorme margem de erro, e também a temperatura. Os dados são enviados para um aplicativo e permitem um controle maior das condições do transporte.

De acordo com a Embrapa, os oito projetos que subiram ao palco do Cubo desenvolveram soluções específicas para resolver problemas do dia a dia. E o impacto que elas podem causar é muito grande. Vários pitches das startups eram concluídos já com potenciais parcerias se desenhando. Profissionais de 146 empresas acompanharam todas as apresentações.

Conforme destaca o chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, a intenção do Ideas for Milk é unir jovens pesquisadores aos produtores e indústrias, vinculados ao setor lácteo. “Existem jovens com soluções incríveis que podem impactar essa cadeia, fazendo com que haja uma redução de custos e uma melhoria de qualidade do produto oferecido. É uma cadeia muito ampla, com o faturamento de R$ 86 bilhões. Nós precisamos ser cada vez mais competitivos, e o Ideas for Milk cumpre essa missão: coloca jovens em contato com os empreendedores.”

O projeto desenvolvido pelos estudantes do campus Juiz de Fora consiste em um piso que gera energia à medida que o rebanho passa por ele. Ainda em protótipo, foi pensado para aguentar bastante peso e deve ser instalado em áreas de grande fluxo dos animais, como a saída da ordenha. Com custo inferior às alternativas disponíveis no mercado, pode ser uma alternativa à energia solar.

registrado em: