Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 06 > Técnicas de "Constelação Familiar" são adaptadas para encontros online
conteúdo

Destaque

Técnicas de "Constelação Familiar" são adaptadas para encontros online

Projeto de extensão está com inscrições abertas e oferece 20 vagas. Serão abordados o isolamento social e seus impactos, como o coronavírus mudou a rotina das pessoas e questões socioeconômicas e políticas que estão surgindo.

Começa na próxima terça-feira (16) o projeto de extensão “Constelação Familiar”, que utiliza uma abordagem da Psicoterapia Sistêmica. A técnica tem como objetivo  diagnosticar e solucionar conflitos que diante da pandemia do Coronavírus se tornam ainda mais relevantes.  O tratamento considera o "paciente" dentro de um sistema, constituído pela família e relacionamentos importantes, que é regido por leis naturais, chamadas de “ordens do amor”. As inscrições podem ser feitas através do link disponível no final da reportagem. Serão ofertadas 20 vagas e todas as atividades serão realizadas através de chamadas de vídeo de plataformas digitais. 

Coordenado pelo professor Ciro Vale, do Núcleo de Geografia, a atividade está em seu segundo ano de realização no Campus Juiz de Fora.  Ele acredita que no cenário atual, os princípios da Constelação Familiar podem ser uma ferramenta para minimizar os efeitos do isolamento social que se manifestam e podem até se agravar com a ansiedade, a depressão e o medo do desconhecido‌.  “A Constelação pode ajudar no processo de melhora nas relações sociais. É um tema muito corajoso para ser abordado nas escolas e nós procuramos trabalhar com muito cuidado, desbravando esse assunto que acaba sendo complexo e pode atender os anseios da comunidade interna e externa.” 

A execução das atividades ficará por conta da consteladora e consultora sistêmica, Ana Regina Toschi. Segundo ela, além de fazer com que o indivíduo possa lidar melhor com situações que o aflige e ressignificar aspectos negativos de experiências já vividas, possibilitando uma nova dimensão do problema, o grande desafio agora é adaptar a técnica, que conta com com rodas de conversa e dinâmicas em grupo para autoconhecimento e interatividade.  “Nós vamos aprender juntos, vamos ter que nos adaptar. Não vai ser possível agora o que a gente fazia, que era aproximação, o toque, olho no olho, o contato físico. Então nós vamos aprender juntos com as dinâmicas online e vai ser um desafio pra mim também como professora.” 

Os encontros vão acontecer por vídeo chamadas‌ todas as  terças-feiras. No dia seguinte serão realizadas palestras abertas ao público. É importante que o interessado fique atento a sua caixa de email, pois caso seja selecionado para o projeto, os responsáveis entrarão em contato para mais informações e irão enviar um Termo de Ciência e Concordância. 

Inscrição

 

registrado em: